Aula inaugural marca o início da segunda turma do Mestrado CIPE

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 27/04/2015 - 00:00
Quatorze novos médicos foram recebidos em aula inaugural do programa de pós-graduação, no Campus II, da Uepa. O reitor da Universidade, professor Juarez Quaresma, ministrou primeira aula aos alunos.

Os novos alunos do Mestrado em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) participaram da aula inaugural, na sexta-feira, 24 de abril, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na travessa Perebebuí, bairro do Marco. O coordenador da pós-graduação, doutor Marcus Vinicius; o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma; a diretora do CCBS, Ilma Pastana; professores e mestrandos da primeira turma do curso recepcionaram os pós-graduandos.

O professor Juarez Quaresma ministrou a primeira aula do curso baseada em estudos aprofundados sobre o vírus da dengue. “O tema Imunopatologia da Dengue Estudos in situ do Processo Patológico surgiu a partir da falta de um modelo experimental para o estudo da dengue’’, diz o reitor.  Ele detalhou como o vírus evolui em alguns órgãos do corpo.

A médica veterinária Mara Ferreira e a médica Marta Tavares são irmãs e cursam a pós juntas. Ambas já têm em mente os projetos que pretendem trabalhar e se especializar. ‘’Pretendo conseguir formular um produto para trombocitopenia e conseguir uma patente e ajudar as pessoas. Também quero atuar na área da docência’’, diz Mara.

‘’Eu me formei em medicina pela Uepa e a minha expectativa é de fazer o mestrado em cirurgia na faculdade que me formei. Quero desenvolver uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolver uma patente”, planeja Marta.

A proposta do Mestrado CIPE é promover o aprofundamento acerca do conhecimento técnico científico, de forma que fomente habilidades de execução de pesquisas operacionais, desenvolvimento de processos, produtos e metodologias na área de Cirurgia e Pesquisa Experimental. O programa oferece qualificação Stricto Sensu aos profissionais da saúde ligados às áreas de pesquisa, docência e de serviços de saúde, a fim de contribuir para o conhecimento técnico e cientifico.

Das 14 vagas preenchidas, sete foram para a linha Cirurgia Experimental, subdivididas em ampla concorrência, servidor da Uepa capital e servidor da Uepa interior; as outras sete para Pesquisa Experimental; subdivididas da mesma forma.

Texto: Renata Paes