Centros promovem Encontro de Planejamento e Formação Docente

Enviado por Ize Sena em Ter, 04/02/2020 - 12:09
Nesta primeira semana de fevereiro, os Centros de Ciências da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem encontros de planejamento e formação docente. O objetivo é reunir os professores, coordenadores de curso e diretores de Centros, para traçar as estratégias do ano letivo de 2020, que tem início na próxima segunda-feira, dia 10.

No Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a programação teve início nesta terça-feira, 4, e segue até o dia 6, no miniauditório do Campus, localizado no bairro do Marco. Durante o encontro, a Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop) irá promover palestra, relatos de experiência e oficinas.

A programação de abertura foi composta pala palestra Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na Amazônia, ministrada pelo psicoterapeuta e conferencista, professor Mauri Gaspar. Em seguida, foram apresentados dois relatos de experiência sobre a prática docente no CCNT, a partir de uma aprendizagem ativa. O docente do Curso de Engenharia Florestal, Márcio Franck, tomou como perspectiva de experiência a Plataforma de Gerenciamento de Estudos Mobile, enquanto o docente Thiago Azevedo, do Curso de Design, abordou o seguinte tema: Entre práticas pedagógicas e subversões didáticas – Uma experiência entre teoria e prática no curso de Design em Paragominas.

Durante os dias 5 e 6 de fevereiro, das 8h30 às 12h, no Laboratório de Engenharia de Produção (LEP), serão realizadas oficinas que irão fomentar o diálogo entre docentes e discentes, além de preparar a Universidade para desenvolver uma cultura acadêmica de gestão digital. A primeira oficina será “Ferramentas e funcionalidades do SIGAA”, ministrada pela professora Mariana Carneiro. Já a “Utilização do SIGAA como ferramenta de metodologias ativas” será abordada pelo professor Gledson Luiz S. Castro.

Educação - No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, o planejamento docente será realizado no próximo dia 6 de fevereiro, às 9h, no auditório da Reitoria. O evento reúne professores de todos os departamentos e que atendem os 17 campi em que o CCSE está presente. Em seguida, a professora Izabel Correa Oliveira media o diálogo Metodologias Ativas: do que estamos falando?. No período da tarde, os participantes terão um treinamento sobre as tarefas do SIGAA à luz do trabalho dos docentes. O semestre letivo do Centro inicia no dia 10, com Acolhimento dos Calouros, realizado pela Caop.

Texto: Flávio Pires/Ascom CCNT e Fernanda Martins/Ascom CCSE
Foto: Ascom CCNT