Autorização de acesso à fauna e flora em pesquisas científicas, necessária para proteção das descobertas, será um dos temas abordados.
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em Belém, a palestra Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais Associados. O tema será ministrado pela analista de propriedade intelectual da Embrapa Amazônia Oriental, Sheila de Souza Corrêa de Melo.
A palestra é voltada a pesquisadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação e iniciação científica a frente de pesquisas que lidam com patrimônios genéticos da fauna e da flora. Segundo a coordenadora do NITT, professora Verônica Nagata, muitos pesquisadores desconhecem a necessidade da autorização de acesso aos elementos da natureza para desenvolverem estudos inéditos, antes mesmo de patenteá-los.
“Percebemos que estava chegando ao NITT determinadas pesquisas que trabalhavam com patrimônio genético e não tinham a autorização de acesso ao patrimônio. Vamos orientar onde fazer, com quem, como, o órgão específico. Tem um trâmite e isso que a gente vai desmistificar. Às vezes, o pesquisador acha que é burocrático, mas tem que ser feito para publicar em periódicos reconhecidos, tem que ter essa credibilidade”, enfatiza Verônica.
NITT – O Núcleo tem por finalidade zelar pelo patrimônio intelectual disseminado na Uepa ao elaborar políticas institucionais de proteção às criações no âmbito da Universidade, além de promover e opinar para uma adequada proteção das criações e integrar a Universidade com o setor produtivo para a geração e transferência de tecnologia.
SERVIÇO:
Palestra: Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais Associados
Data: 15 de maio de 2015
Hora: 14h
Local: auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) - travessa Enéas Pinheiro, Belém
Texto: Renata Paes