Uepa sedia reunião nacional da Câmara de Graduação da Abruem

Enviado por nailanathiely em Qua, 04/03/2020 - 13:44

Representantes estaduais da Câmara de Graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participam nesta quinta e sexta-feira, respectivamente 5 e 6 de março, da reunião nacional de trabalho da Câmara de Graduação da Abruem, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém.

A reunião contará com a presença de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e será realizada de 8h às 16h, no dia 5 de março, e de 8h às 14h30, na sexta-feira, 6. Entre os objetivos,  possibilitar a troca de experiências entre instituições estaduais e municipais do país e alinhar estratégias de atuação referentes à graduação, com foco em iniciativas expressivas e nos desafios educacionais contemporâneos, vividos pelas instituições de ensino. A partir da reunião,
também será definido o calendário de atividades da Câmara e as ações apresentadas no Fórum Anual da Abruem, que reúne reitores e demais representantes de universidades para discussões sobre o papel das universidades no desenvolvimento do Brasil. A programação da reunião ainda inclui visitas ao Herbário e Centro Ciências e Planetário do Pará, espaços de educação referenciais da Uepa.

A pró-reitora de graduação da Uepa, Ana da Conceição, avalia a reunião como primordial para o fortalecimento das instituições de ensino superior. “A reunião com os representantes da câmara de graduação de universidades estaduais e municipais é um importante meio de intercâmbio institucional para a discussão dos temas mais pertinentes, sejam eles específicos da região, sejam eles de caráter nacional, auxiliando no crescimento de universidades, incluindo alunos, professores e gestores", afirmou.

ABRUEM - A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, a Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância. Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

Texto e foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa