Uepa sedia encontro de estudos sobre água doce em Santarém

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 17/04/2015 - 00:00
O evento é promovido pelo Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior de Santarém e discute temas como aproveitamento de água e doenças de veiculação hídrica.
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) irá sediar o XII Encontro de Estudos e Debates de Águas Doces de Santarém e Baixo Amazonas nos dias 23 e 24 de abril. O evento é promovido pelo Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior de Santarém (FOPIESS). Entre os temas que serão debatidos no evento, está as doenças de veiculação hídrica, conservação de nascentes e mata ciliar e aproveitamento das águas da chuva em casas e construções. O evento também vai apresentar e discutir os resultados de pesquisas locais e regionais relacionadas à temática, desenvolvidas por universidades e instituições de pesquisa de Santarém.
 
Além de apresentar as pesquisas, a professora do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Ynglea Freitas, ressalta que o Encontro vai possibilitar a “integração para futuras pesquisas e ações a serem implantadas pelo poder público no que tange à conservação e manutenção da água e, consequentemente, qualidade de vida e saúde”.
 
Aquífero de Alter do Chão
 
Em 2010, pesquisadores descobriram uma imensa reserva de água subterrânea que está sob os estados do Pará, Amazonas e Amapá. A reserva foi nomeada como Aquífero de Alter do Chão e pode ser a maior reserva do mundo. Em Santarém, segundo a professora Ynglea Freitas, o abastecimento urbano é realizado por poços que captam água deste aquífero.  No Encontro, a mesa redonda com o tema vai discutir a qualidade das águas de alguns poços urbanos e periurbanos e questões legais sobre os sistemas de abastecimento que captam água do aquífero.
 
Inscrições
 
As inscrições podem ser feitas nas secretarias administrativas da Uepa, UFOPA, Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e no Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA). Para estudantes o valor da inscrição é R$ 15,00 e para profissionais de R$ 25,00.
 
A abertura do evento ocorre no dia 23 de abril, no auditório da Uepa em Santarém, localizada na avenida Plácido de Castro, 1399, no bairro Aparecida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (94) 3512 8000 ou na página http://uepasantarem.blogspot.com.br.
 
Confira a programação completa do evento
 
Texto: Igor Augusto