Em e-book, especialistas orientam como prevenir quedas em idosos

Enviado por Daniel Leite em Sex, 12/06/2020 - 15:56

 

Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em 2018, os idosos no Brasil correspondem a 28 milhões de pessoas, isto é, 13,5% da população do país está na faixa etária acima dos 60 anos. Os dados apontam ainda que antes de 2050, esse grupo social será maior do que a parcela da população abaixo dos 60. Essa mudança na pirâmide social brasileira gera diversas mudanças comportamentais, acompanhadas por estudos e especialistas na área. É o caso do professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), César Augusto de Souza (foto), que integra a autoria do e-book " Prevenção de quedas em idosos", ao lado do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da  Universidade Tiradentes (UNIT) de Sergipe, Estelio Henrique Dantas, e do mestrando pelo Programa, Lúcio Flavio da Costa.

Lançado de forma virtual pela Editora Dykinson, uma das mais reconhecidas da Europa, o e-book tem o objetivo de proporcionar a todos os profissionais da saúde, além de outros seguimentos, o acesso ao conhecimento sobre a temática com o intuito de promover informações que possam auxiliar a construção de projetos que priorizem qualidade de vida e capacidade funcional no condicionamento de idosos em ambientes abertos e fechados para evitar, portanto, as quedas de pessoas na terceira idade.

Entre outros assuntos abordados no e-book estão os diversos fatores que contribuem para uma possível queda da pessoa na terceira idade. De forma simplificada, eles podem ser divididos em "Intrínsecos", relacionados às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento, e "Extrínsecos", correspondentes ao ambiente em que o idoso interage, a exemplo da casa, locais públicos, transporte coletivo.

“Foi um livro preparado para atender a todo e qualquer profissional do mundo, pois todas as informações nele contidas foram realizadas por grandes profissionais das respectivas áreas: da Educação Física, da Fisioterapia, da Psicologia, da Nutrição, da Farmácia, da Medicina, da Arquitetura e da Assistência Social. Existe um capítulo denominado ‘Orientações quanto aos riscos ambientais e suas adaptações residenciais’, estruturando e mostrando como deve ser a casa de um idoso, cuidados na instalações, escadas, tapetes, luz de emergência, etc.”, afirmou o professor do Curso de Fisioterapia da Uepa, César Augusto de Souza, que participa da obra, por meio do estagio pós-doutoral na UNIT.
 
Todas as pessoas correm o risco de sofrer uma queda inesperada, não importando a idade. Porém, para a pessoa da terceira idade, cair pode representar um problema grave, levando inclusive a limitações funcionais que antes não existiam, mesmo com a idade avançada, ocasionando, portanto, problemas para um idoso que era ativo ao passar a depender de cuidados de outras pessoas.
 
“A ideia (do e-book) aconteceu em reuniões de pesquisa do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da Universidade Tiradentes e surgiu para contribuir com diferentes informações direcionadas para a terceira idade produzidas por profissionais da área da saúde e de outras áreas para as famílias e cuidadores, além, claro, do próprio idoso, nos cuidados e procedimentos que devem ser considerados para dar manutenção à saúde desse grupo social para assim ser proporcionado uma melhor qualidade de vida dessa população”, ponderou o mestrando da UNIT, Lúcio Flavio da Costa.
 
Atualmente, a obra só está disponível na versão digital em Língua Portuguesa e pode ser adquirida no site da editora espanhola Dykinson. Caso o e-book alcance uma boa quantidade de vendas, será lançado também na Língua Espanhola e em versão física, em edição de livro capa dura. "Em função da nova realidade econômica que o mundo vive em decorrência da COVID-19 todas as editoras estão muito cautelosas e a Dykinson não é exceção. Eles estão avaliando o potencial de venda do e-book antes de se lançarem na confecção do livro físico", explica o professor Dantas.
 

Texto: Daniel Leite Jr
Foto: César Augusto de Souza