Uepa participa de fórum latino-americano de Geografia

Enviado por Wesley Lima em Qua, 10/06/2020 - 18:22

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participará, representada pela Coordenação de Licenciatura Plena em Geografia do Fórum Virtual A Geografia Crítica latinoamericana frente a crise mundial da Covid-19, organizado pelo Grupo de Trabalho Pensamento Geográfico Crítico Latinoamericano, do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso). O evento internacional terá a participação de 11 países entre os quais está o Brasil, por meio das falas dos pesquisadores Cláudio Ubiratan Gonçalves (UFF) e Fabiano de Oliveira Bringel (Uepa), professor do Programa Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e coordenador do curso de Licenciatura Plena em Geografia. O Fórum ocorrerá nesta terça-feira (10), às 19h, na página do Facebook @pensamientogeocriticolatinoamericano.

E objetiva abordar e analisar como vem sendo elaboradas as medidas aplicadas nos países latino-americanos. Além de entender como a geografia pode contribuir para a compreensão da expansão da Covid-19 no continente.  “Vamos fazer uma radiografia da pandemia na América Latina e as suas consequências do ponto de vista geográfico. Destacando a ação dos governos, conjuntura de cada país e como a geografia crítica, abordagem nossa, pode ajudar neste processo de enfrentamento”, explicou o docente do PPGG.

A reunião desta terça-feira visa também levantar os dados coletados e metodologia usadas pelos países, por meio das pesquisas desenvolvidas pelos membros do GT, e apresentá-los posteriormente.

A participação de Bringel no Fórum marca uma consolidação da participação do PPGG no grupo de trabalho. “Nós (do PPGG) vimos desenvolvendo parcerias com a Clacso ao longo deste ano”, disse o professor. E ressaltou que: “Essa vai ser a primeira atividade consistente, organizada e sistemática em que a Uepa irá colaborar (junto ao Clacso)”.

O GT Pensamento Geográfico Crítico Latinoamericano, do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) e o curso de Licenciatura Plena em Geografia estudam a possibilidade de realizar um seminário com amplas e profundas abordagens no segundo semestre de 2020, com previsão para o mês de novembro, de acordo com a situação observada. Os tópicos que estão pautados para serem discutidos são: Cartografia latino-americana, as frentes de expansão agropecuárias na América Latina entre outros .“Caso a pandemia deixe, iremos organizar este seminário internacional”

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.