O Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (Gelpea), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizará um ciclo de debates que tangenciará a temática Identidades e Alteridades no decorrer do mês de junho e início de julho. O evento, composto por três encontros virtuais, será gratuito e com presença de intérpretes de Libras e ocorrerá pelo canal do Grupo no YouTube Gelpea. A previsão é de que cada transmissão tenha uma duração de uma hora e meia e haverá emissão de certificado de participação.
No dia de cada reunião virtual, serão disponibilizados links por meio dos quais podem ser feitas as solicitações dos certificados. Para o recebimento das horas, os ouvintes responderão a uma breve questionário sobre os assuntos pautados em cada discussão.
Um dos motivos para a realização do ciclo de debates são os doze anos de existência do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia. A escolha da temática Identidades e Alteridades ocorre pela identificação do avanço de políticas autoritárias, aprofundamento da crise sanitária causada pela COVID-19 no Brasil e pela necessidade de estudar esse fenômeno e seus desdobramentos. “A abordagem sociológica da linguagem nos permite investigar as formas como o poder, a violência e a opressão orientam as relações no interior das esferas sociais (na escola, no trabalho, na justiça, na política, nas redes sociais etc.)”, declararam os responsáveis pelos encontros virtuais. E acrescentaram: “Os discursos em circulação nessas esferas são materializações das tensões sociais existentes no interior das sociedades. Desta maneira, discutir identidade e alteridade implica em referenciar setores, comunidades, vozes sociais de sujeitos que estão passando por muitas dificuldades em cumprir o isolamento social”.
O Gelpea — formado por pesquisadores, estudantes e professores de diversos campos das Ciências Humanas — buscará fomentar um amplo diálogo que explane sobre a complexidade e dinamicidade presentes na relação entre linguagem, identidade, alteridade e vida na contemporaneidade. “Teremos três lives, cada uma com três convidados que farão a inter-relação dos seus trabalhos sobre identidade e alteridade com a atual crise sanitária ou ecológica que estamos passando”, explicaram os pesquisadores.
Segundo os organizadores, entre muitas vozes, o grupo Grupo de Estudos propõe-se, principalmente, a dar espaço para os grupos que são social e historicamente marginalizados e atacados pelos discursos de ódio da extrema-direita (deficientes, periféricos, mulheres, LGBTQIA+, negros, assalariados). “Discutir identidade e alteridade é discutir a nossa situação de vida, os momentos, os discursos constrangedores que nos ameaçam. Então os grupos marginalizados estarão sim presentes nestas Lives”, afirmaram.
Além disso, durante o evento, o Gelpea sorteará alguns títulos de autoria de membros do Grupo para os ouvintes.
Serviço:
Ciclo de palestras virtuais Identidades e Alteridades
Datas: 18 e 25 de junho e 02 de julho de 2020.
Horário: 17h.
Página: Canal do Youtube Gelpea (Clique aqui)
Live I: Identidades e Alteridades em tempo de pandemia
Data: 18 de junho de 2020.
Participantes:
Prof. Dr. José de Anchieta de O. Bentes (Uepa/Gelpea)
Prof. Me. Huber Kline G. Lobato (UFPa/Gelpea)
Prof. Esp. Fábio Augusto T. Rodrigues (IEPA/Gelpea)
Live II: Representações discursivas de identidade
Data: 25 de jun de 2020.
Participantes:
Profa. Dra. Josane Daniela F. Pinto (Uepa/Gelpea)
Profa. Dra. Suzanny Pinto Silva (Uepa/Gelpea)
Profa. Dra. Valéria Crístian S. R. da Silva (Uepa/Gelpea)
Live III: A compreensão de sujeito de linguagem frente às mudanças sociais na contemporaneidade
Data: 2 de julho de 2020.
Participantes:
Profa. Dra. Cristiane Dominiqui V. Burlamaqui (Uepa/Gelpea)
Profa. Dra. Dinair Barbosa de Freitas (Uepa/Gelpea)
Profa. Dra. Sueli Pinheiro da Silva (Uepa/Gelpea)
Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.
Foto: Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (Gelpea)