Residentes retornam às atividades acadêmicas de forma remota

Enviado por Daniel Leite em Seg, 13/07/2020 - 17:47
 
A Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) encerrou na última sexta-feira (10), o 1º módulo comum às 11 categorias de residências ofertadas pelo Programa de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional em Saúde. Pela primeira vez, o módulo foi realizado com recursos educacionais do ambiente digital, por meio da plataforma Moodle.
 
Os discentes já realizaram 80% da prática exigida no curso, nos hospitais parceiros do Programa de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional em Saúde.  E, desde o dia 29 de junho, aproximadamente 120 alunos, divididos entre as Turmas A e B acompanharam, de forma online, os assuntos das disciplinas de Bioestatística e Epidemiologia, com o professor Stanley Xavier e Bioética, com a professora Ana Soeiro. 
 
Para os discentes, o momento é de adaptação e de recondicionamento do processo de aprendizagem presencial, um novo formato que tem sido bem recebido pelos residentes. “Na minha visão, as aulas remotas constituem uma alternativa para a realização dos módulos teóricos da residência. Sabemos que 20% da carga horária total da residência é teórica, o que é essencial para fornecer conhecimentos para o aprimoramento da prática e para a construção do Trabalho de Conclusão da Residência (TCR). Portanto, acredito que o uso da plataforma Moodle é um recurso que, se utilizado de forma correta, com metodologias apropriadas pode ser interessante para o período de pandemia que estamos vivendo, pois poderá contribuir para que possamos estar vivenciando a residência não apenas com um olhar de assistência, mas também com o olhar do ensino e da importância dessa integração para nossa formação”, disse o residente em Enfermagem Oncológica da Uepa, Marcos José Brito.
 
“Serão ministrados seis módulos, divididos em aulas teóricas do eixo comum no formato aula remota, que só está sendo possível após a formação pedagógica na plataforma Moodle realizado na última semana de maio pelos docentes do Programa. Sendo assim, as aulas do eixo específico e transversal foram desenvolvidas dentro das instituições parceiras e o que estamos executando não consideramos como aula de educação a distância, no formato de aula que é preparada e enviada para ser assistido sem tutoria. Pelo contrário estão em aula remota discutindo em tempo real casos por meio do uso do ensino híbrido, ou seja, aquele que temos a discussão em sala de aula e depois mandamos todos os conteúdos e os professores vão fazendo interações e discussões à distância em ritmo de tutoria”, afirmou a coordenadora do Programa de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional em Saúde da Uepa, Ilma Pastana.
 
Formação pedagógica - O retorno das atividades do Programa de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional em Saúde ocorreu em função da participação dos docentes na formação pedagógica para uso da plataforma Moodle, desenvolvida por agendamento, a partir de uma parceria entre o Núcleo de Educação Continuada e a Distância (Necad) e a Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD).
 
“A professora Ilma, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, nos procurou pedindo essa formação pedagógica para uso da plataforma Moodle para professores e alunos. Sendo assim, nós organizamos junto com ela quatro dias de formação para a Coremu, que envolveu tanto docentes quanto discentes no período entre 22 e 25 de maio”, comentou a coordenadora geral do Necad da Uepa, professora Suzanny Bium.
 
“DSPD e NECAD, logo no início da suspensão das atividades acadêmicas, promoveram ações de capacitação ferramental e metodológica, de forma remota, convidando professores, e o que os cursos estão promovendo são ações para manter a relação de ensino-aprendizagem, quando for possível, com uso de tecnologias educacionais” disse o diretor da DSPD, Ítalo Di Paolo.
 
Um dos professores a participar da formação foi Stanley Xavier. Após a capacitação e o primeiro módulo concluído, ele enumera os benefícios. “Hoje em dia a gente tem uma infraestrutura que permite que a gente ouça o aluno, leia o que ele tá escrevendo ao vivo, na mesma hora que ocorrendo a aula e todas essas dinâmicas de ensino, dúvida, aprendizagem podem ficar gravadas e aí o aluno que perdeu pode ver depois. Então, eu acho um recurso muito interessante, importante e que, provavelmente vai ser mantido, devido a habilidade que as pessoas tão desenvolvendo com essas ferramentas de ensino à distância” comentou o professor do Departamento de Ciência do Movimento Humano (DCMH), Stanley Xavier.
 
SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE
 
As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional em Saúde constituem-se em ensino de pós-graduação Lato sensu, caracterizado por ensino em serviço, sob a orientação de profissionais. A carga horária é de 60 (sessenta) horas semanais. Porém com a pandemia da Covid-19 houve uma redução para 48h semanais, sendo 80% para ser realizada em serviço e 20% na Universidade, que irá ofertar a orientação para os TCR, aulas do eixo comum por meio da plataforma Moodle de forma remota e dar apoio para certificação dos residentes.
 
Na última seleção, o Programa ofertou 128 vagas para as cidades de Belém, Santarém e Bragança, sendo que os Programas Multiprofissionais estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Estratégia Saúde da Família; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia (cuidados paliativos); Atenção em Nefrologia; Atenção à Saúde da Mulher e da Criança; Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia; e Atenção em Hemoterapia e Hematologia. 
 
Enquanto, os Programas em Área Profissional em Saúde estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial; Enfermagem Oncológica; Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica. 
 
Os programas de Residências Multiprofissionais em Saúde são destinados para enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões, dentistas, farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos e educadores físicos, sendo bacharel ou licenciado. Já os programas de Residência em Área Profissional em Saúde são voltados, tão somente, para enfermeiros e cirurgiões dentistas. Os candidatos deverão ter curso de graduação em Instituições de Ensino Superior oficial e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou ser portadores de diploma revalidado por Universidade Pública e brasileira de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).
 
Os hospitais associados aos programas de Residência Multiprofissional e Área Profissional em Saúde da Uepa estão divididos nas cidades de Bragança, Santarém e a capital do Estado do Pará, Belém, representada pelas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Hospital Ophir Loyola, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. No município de Santarém, o representante é o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna e, em Bragança, a Secretaria de Saúde Municipal.
 
Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Prof. Ana Cristina Vidigal