Inscrições abertas para a I Semana de Integração da Engenharia Florestal

Enviado por Ize Sena em Qua, 12/08/2020 - 17:23

Estão abertas as inscrições para a I Semana de Integração da Engenharia Florestal (SIEF) que ocorrerá no período de 18 a 21 de agosto. O evento é realizado pela Coordenação do Curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição online, gratuitamente, até o dia 17 de agosto. A transmissão será ao vivo pelo Canal Engenharia Florestal Uepa no Youtube

Floresta: Sociedade, Ciência e Tecnologia é a temática do evento que contará com a participação de pesquisadores, professores e pensadores de diferentes regiões do Brasil. Entre eles, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Niro Higuchi, que vai discutir sobre a Influência da Mudança Climática na Floresta Amazônica, no dia 18 de agosto de 16h às 18h.

"O grande esforço da pesquisa na Amazônia brasileira tem sido no sentido de entender como a Floresta Amazônica responde aos eventos extremos atribuídos à mudança climática pretérita. Mesmo sem condições de reverter este quadro, este tipo de estudo ajuda a definir as estratégias de mitigação da mudança climática”, explicou o pesquisador que conquistou o Nobel da Paz em 2007, e também, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O evento tem o intuito de ecoar as vozes dos palestrantes a respeito dos desafios da região Amazônica. “Esse evento é uma ação da Coordenação de Engenharia Florestal com a Comissão Organizadora composta por alunos do Campus Paragominas, mas sua essência é poder extrapolar os muros dos Campi e mostrar também o que nossos docentes e Grupos de Pesquisas vêm desenvolvendo nas suas respectivas expertises”, explicou o coordenador do Curso de Engenharia Florestal, oferecido pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT) da Uepa, Madson Sousa.

Os interessados em participar receberão via e-mail o link de acesso para o evento e também o certificado de participação.

Confira a programação:

Terça-feira - 18/08
14h às 16h - Utilização de Parcelas Permanentes de Florestas Secundárias Visando a Seleção de Espécie para Reflorestamento. (Dr. Osmar Aguiar)
16h às 18h - Influência da Mudança Climática na Floresta Amazônica. (Dr. Niro Higuchi)

Quarta-feira - 19/08
14h às 16h - Uso de Tecnologia NIR para Caracterização de Produtos Florestais.  (Dr. Paulo Hein, Dr. Fernanda Guedes e Me. Lívia Costa)
16h às 18h -  Ecologia e Manejo de Florestas de Várzea no Estuário do Rio Amazonas (Dr. Marcelino Guedes)

Quinta-feira - 20/08
9h às 11h - Identificação de Madeiras e sua Importância para o Setor Florestal. (Dra. Claudia Urbinati e Dr. Luiz Eduardo Melo)
16h às 18h -  História da Engenharia Florestal na Uepa: Perspectivas do Ensino, Pesquisa e Extensão. (Dr. Iedo Santos e Me. Márcio Figueiredo)

Sexta-feira - 21/08
14h às 15h - Qualidade da Madeira Para Produção de Carvão Vegetal (Dr. Paulo Fernando Trugilho)