Uepa define detalhes para oferta de graduação e pós-graduação em Parauapebas

Enviado por Ize Sena em Qui, 17/09/2020 - 16:25
Uma equipe técnica formada por professores e membros da administração da Universidade do Estado do Pará (Uepa) visitou nesta quarta-feira (16), a área do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) para definição dos espaços de instalação de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade no município. Na visita, a equipe analisou as instalações do atual prédio do Ceup e avaliou a necessidade de equipamentos para cada área. A ideia é a criação de um novo campus da Universidade, primeiramente com funcionamento no Ceup e futuramente com inauguração de nova sede.

A visita ao Ceup é uma ação  pertinente ao convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) e a mineradora Vale (Conv 003/2016), para a construção do Campus da Uepa no município. Para que a Uepa abreviasse sua chegada ao município,  foi celebrado outro convênio (009/2019)  que garante capital para implantação de cursos de graduação como Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Engenharia de Software e, no ano seguinte,  enfermagem. Como contrapartida, a Uepa ofertará dois mestrados.

O edital para os cursos de pós-graduação tem previsão para o final de setembro e o edital dos cursos de graduação está previsto para o início de novembro. A estimativa é que as aulas comecem no final de fevereiro ou início de março do ano que vem.

O secretário-adjunto de educação do município, Antonino Brito, reforçou a importância da qualificação de estudantes com a chegada da infraestrutura da Universidade. “A vinda da Uepa é um sonho para Parauapebas. Acredito que seja um reforço para uma qualificação maior dos docentes mas também da comunidade discente”, afirmou.

Tânia Brunelli, coordenadora do Centro Universitário de Parauapebas, comemorou a parceria e ampliações na infraestrutura do Ceup.  “Além da estrutura já existente, com a visita de hoje, vamos fazer adequações dos laboratórios de informática, física, química e biologia e outros espaços, conforme a necessidade”, completou

Os recursos orçamentários necessários para a contratação dos serviços, no valor estimado de R$ 18.321.480,88 (dezoito milhões, trezentos e vinte e um mil, quatrocentos e oitenta reais e oitenta e oito centavos), correrão por conta da Vale, conforme o Termo de Convênio Nº 003/2016, anexo aos autos do processo firmado entre PMP e Vale.

A parceria garante, ainda, que 60% das vagas ofertadas sejam preenchidas por estudantes que tenham concluído o ensino médio em Parauapebas e região, reforçando o fomento ao ensino superior no Estado. O diretor de apoio à extensão da Uepa, Osvando Alves, afirma que os cursos estão definidos. “Estamos discutindo apenas o formato da seleção. Os cursos estão definidos, acertados em convênio com a prefeitura e com a contrapartida das pós-graduações. O convênio cobre as graduações e a Uepa oferece de contrapartida as pós-graduações, até porque é interesse da instituição expandir sua pós-graduação em todo o Estado e regiões importantes como, a região dos Carajás e Parauapebas especificamente”, concluiu.

Texto: Nailana Thiely
Foto: Renato Resende