Cuma reaviva Eneida

Enviado por Wesley Lima em Sex, 18/09/2020 - 16:19

Mesmo após quase meio século, a jornalista e escritora revolucionária Eneida de Villas Boas Costa de Moraes ou somente Eneida continua sendo uma grande referência na literatura paraense. E por este motivo, os professores Josebel Akel Fares, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e Paulo Jorge Martins Nunes, da Universidade da Amazônia (Unama), decidiram reeditar, pela Editora Paka-tatu, duas de suas obras: Terra Verde: Versos Amazônicos e Cão da Madrugada

O lançamento da reedição dos dois escritos será feito neste sábado (19), virtualmente. Segundo Fares, a reedição das obras é fruto de uma gama de parcerias — entre as quais estão o Fórum Landi e Projeto Memorial do Livro Moronguêtá, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Grupo de Estudos de Narramazonia (Unama/ UFPA) — e esforços despendidos pela dupla de linguistas, que desde a década de 80, com a publicação da coleção Texto e Pretexto, desenvolvem a ideia de trabalhar com os autores regionais.

“A busca de continuar esse trabalho se dá tanto pelo Paulo Nunes, na Unama quanto por mim, na Uepa”, afirmou a professora autora da proposta de atualização dos textos e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Uepa.

Entre as obras que foram anteriormente reavivados pela dupla, após o projeto Texto e Pretexto, estão: Primeira manhã: romance, de Dalcídio Jurandir; e Cenas da Vida Amazônica, de José Veríssimo.

Para Josebel Akles, os ganhos para a sociedade são inúmeros, mas principalmente, com a recuperação dessas obras, tem-se as chaves para compreender as produções posteriores de Eneida. “(Terra Verde) É um livro de poemas, de 1929, o primeiro que ela publica e que só tem uma edição, porque ela achava que era um livro de adolescente”. E prossegue: “Nós o escolhemos, porque o consideramos que seja, na verdade, a origem (que dá base para as crônicas e outros textos da autora)”.

Sobre a atualização, a pesquisadora esclarece que: “As obras guardam o seu conteúdo original, fizemos apenas a atualização da língua”. E afirma: “Haverá outros trabalhos que serão recuperados pelo nosso projeto. A Eneida não se encerra aqui. Ano que vem publicaremos mais dois livros, porém estamos ainda discutindo quais serão. Ela tem, pelo menos, mais uns cinco livros fora de catálogo”.

Serviço:

Lançamento livros Terra Verde: Versos Amazônicos e Cão da Madrugada.

Data: 19/9/2020 (Sábado)

Plataforma: Google Meet

Texto: Wesley Lima (Ascom/ CCSE).

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa).