Aula Inaugural do Curso de Especialização em TEA

Enviado por Wesley Lima em Sex, 30/10/2020 - 12:55

O autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo, segundo levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O transtorno do espectro autista geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e vida adulta.

Nesse contexto, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio de seu Centro de Ciências Sociais e da Educação e em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), de maneira pioneira, criou a primeira especialização pública e gratuita em Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Pará, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais.

Ato contínuo, a Uepa anuncia que nesta sexta-feira (30), às 17h, ocorrerá virtualmente a realização da aula magna do Curso de Pós-Graduação.

A Especialização em Transtorno do Espectro Autista fruto de emenda parlamentar compartilhada entre 25 deputados estaduais que cederam parte das suas emendas para a sua efetivação já conta com 300 matrículas distribuídas entre os campus da Uepa dos municípios de Belém, Marabá e Santarém.

Para Scheilla Abbud Vieira, coordenadora do curso, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento com alta prevalência e que requer atenção específica e especializada.  “O curso pretende consolidar conhecimentos acerca das características das Pessoas com TEA: sua condição clínica e potenciais de desenvolvimento. (Isso) com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas, terapêuticas, jurídica e assistencial, necessárias para sua efetiva inclusão”, explicou.

Considerando as medidas de enfrentamento à pandemia do COVID-19, o Curso teve suas atividades suspensas antes mesmo do início de suas aulas. Neste momento e enquanto fizer-se necessário, as aulas ocorrerão na modalidade de ensino remoto pela plataforma Moodle-Uepa.

A Especialização é vinculada ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) do CCSE da Uepa. Além disso, conta com a coordenação adjunta da Professora Flavia Luciana Araújo, da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA.

Serviço:

Aula Magna

Data: 30/10/2020

Mais informações: Transmissão pelo canal "ESPECIALIZAÇÃO TEA UEPA", no YouTube.

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.

Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa.