PET-Saúde sociabiliza experiências em webconferência nacional

Enviado por Daniel Leite em Sex, 30/10/2020 - 13:06

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), participou no período de 24 a 29 de outubro da webconferência “PET-Saúde Interprofissionalidade: experiências no desenvolvimento de competências colaborativas na formação e no trabalho em saúde”, a partir da sociabilização das vivências desenvolvidas pelo Programa no Campus II, em Belém, e no Campus XII, no município de Santarém, na região oeste do Pará.

O evento consistiu em um ciclo de lives, em que diversas Instituições de Ensino Superior (IES), de todo território nacional, participaram. Entre elas, a Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal de Campo Grande (UFCG), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre outras que se apresentaram durante toda a programação da webconferência.

Os representantes das IES apresentaram experiências desenvolvidas a partir dos projetos de extensão, vinculados a educação pelo trabalho para saúde. As diretrizes curriculares desses projetos estão alinhadas com a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, que desenvolvem articulações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e com projetos e programas dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC).

“A participação dos nossos grupos de tutoria do PET Saúde/Interdisciplinaridade da Uepa foi muito gratificante pois foi em ritmo de compartilhamento das nossas vivências. Isso gera aproximação e maior pertencimento sobre o trabalho executado nesse um ano e meio de projeto. E como foi a nível nacional, nós pudemos ter contato com outras experiências e relatos que nos proporcionam a visualização de perspectivas que podemos implantar aqui. Sendo assim, foi a sociabilização das nossas vivências e dos outros, das experiências, tanto laboratoriais quanto de pesquisa desenvolvidas dentro das unidade de saúde parceiras do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde da Uepa, como por exemplo, a Unidade Municipal de Saúde (UMS) Paraíso dos Pássaros, Fátima e Telégrafo, além das Unidade de Saúde da Família (USF) Mucajá, Sacramenta Quatro e São Joaquim”, afirmou a coordenadora distrital do PET/Saúde Interdisciplinaridade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (Sesma), Samara Costa.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade da Uepa é um programa de extensão que desenvolve ações, projetos e pesquisas por meio da convergência entre serviço e ensino ofertados para comunidade. O diferencial reside na perspectiva da interação interprofissional e, consequentemente, interdisciplinar por meio de alunos de diversos cursos da área da saúde como Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Medicina, Biomedicina e Educação Física.

“Na minha apresentação na webconferência, eu pude discorrer sobre a minha experiência tanto em sala de aula quanto dentro das unidades de saúde que recebem o PET-Saúde/Interdisciplinaridade, por meio da sociabilização do trabalho realizado com nosso aluno em prol da comunidade e do paciente. Acaba beneficiando todos os lados, porque trabalhando de forma integrada, em equipe, colaborando com os outros, a gente consegue visualizar o paciente como um todo e assim, também, desenvolver o ensino através da consolidação dessa colaboração integralizada que respeita os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ponderou a coordenadora de Ensino e Serviço do Centro Saúde Escola (CSE) e professora do curso de Fisioterapia da Uepa, Erica Carneiro.

O conceito de interprofissionalidade diz que a relação entre os profissionais deve ser embasada na interdependência: um precisa colaborar com o outro, aprender com o novo, com outro e sobre o outro. Nesse processo, alguns discentes, como a aluna do último semestre do curso de Fisioterapia, Beatriz Monteiro, encontram um caminho profissional para seguir dentro da área saúde, além de descobrir o papel de cientista, que pode contribuir para o desenvolvimento científico das áreas em que atua. “Eu acredito que o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) oportuniza o contato com o cotidiano profissional, assim como, também, proporciona a produção científica que eu particularmente gosto bastante, sendo assim eu sempre reafirmo a importância da minha participação como bolsista no projeto em função do desabrochar que me proporcionou como pesquisadora e profissional da área da saúde”, comentou a discente.

Texto/fotos: Daniel Leite Jr.