Mestrado Profissional em Enfermagem promove Aula inaugural

Enviado por Daniel Leite em Qui, 12/11/2020 - 11:18

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Campus IV/Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB), participará como instituição receptora nesta quinta-feira, 12 de novembro, às 14h, da aula inaugural do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), vinculada à Universidade de São Paulo (USP). A aula será ministrada em formato de live, na plataforma Youtube.

Esta aula inaugural é fruto da parceria entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que ofertou um edital de financiamento para Instituições de Ensino Superior (IES) com programas de pós-graduação na área de enfermagem.

Conforme a coordenadora do convênio técnico para o Mestrado Profissional entre Uepa e USP, professora Mary Elisabeth de Santana, o Programa é voltado para enfermeiros (as) com vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas, que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), em função da busca por um retorno social, a partir da formação desses alunos. “A pandemia colocou a Enfermagem em destaque, assim com também aponta a importância da melhoria na formação de recursos humanos para o desenvolvimento de uma assistência de Enfermagem baseada em evidências científicas. Dessa forma, o mestrado profissional que a Uepa irá participar como instituição receptora busca dar um retorno à sociedade do investimento realizado pela CAPES/COFEn para qualificação de enfermeiros que desenvolvem as atividades assistenciais diretamente junto à população do Estado Pará e, portanto, minimizar as desigualdades regionais em relação a Pós-Graduação Stricto sensu, em especial à região Norte e Centro Oeste” afirmou.

O tema A formação de recursos humanos em enfermagem e a pandemia COVID-19, escolhido para aula inaugural do Mestrado Profissional, é estratégico para 2020, haja vista que foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como ano internacional dos profissionais de enfermagem. A temática se debruça sobre questões operacionais que foram vivenciadas com dificuldade pelos profissionais da área da saúde, especificamente da enfermagem, e abre um canal de debate e sociabilização de experiências, que possa desenvolver capacitação, aprimoramento e tomada de decisões pelos profissionais.

Segundo a palestrante convidada, a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e enfermeira Isabel Mendes, diante desse cenário de pandemia existe a urgência de um olhar mais acolhedor sobre os profissionais da enfermagem para que os mesmos possam trabalhar com segurança. “Para mim é uma honra ter esta oportunidade de trazer uma mensagem do valor da enfermagem para os participantes do curso, parceria entre a UEPA e a EERP/USP, pois a enfermagem é o sustentáculo dos sistemas de saúde e o investimento nos seus recursos humanos é sempre imprescindível para incentivar a configuração do trabalho integrado entre os profissionais de saúde”, disse.

Na live, estima-se 60 participantes, entre mestrandos, doutorandos, acadêmicos de Enfermagem, professores da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, membros do grupo de pesquisa Intervenções de Enfermagem no Processo Saúde Doença (IENPSAD), enfermeiros do Hospital Ophir Loyola (HOL), grupo de Atenção Primária de Saúde e representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa).

Para os discentes, a aula inaugural será o primeiro contato em busca de iniciar os passos de uma jornada de qualificação como acadêmico e profissional, como disse a aluna do Programa Maria Souto. “Minhas expectativas com o mestrado profissional em enfermagem são as melhores em função dessa parceria entre a Uepa e a USP, pois esse momento de dificuldade que todos estamos enfrentando com a presença da Covid-19 requer foco para receber a melhor instrução possível e assim ofertar um trabalho profissional de qualidade. Desta maneira, a escolha do tema para aula inaugural irá fornecer subsídios para que consigamos lá na frente  atuar com segurança, portanto, será uma ótimo primeiro passo nessa jornada”, comentou.

Aula inaugural do Mestrado Profissional em Enfermagem (Parceria entre Uepa/USP)

Data: 12 de novembro

Link: www.youtube.com/watch?v=hS_VjuBQP7s&feature=youtu.be