Seminário de Enfermagem inaugura versão on-line

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 08/12/2020 - 10:22

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Conceição do Araguaia, realiza o I Seminário Integrador On-line do Curso de Enfermagem, no dia 10 de dezembro, às 14h, por meio da plataforma Google Meet. O evento será uma oportunidade para os acadêmicos do curso compartilharem as Atividades Integradas em Saúde (AIS) e será a primeira vez em que será aberto ao público externo, que poderá inscrever-se pelo link https://www.even3.com.br/integrador2020/

O Seminário Integrador tradicionalmente ocorre como culminância das turmas do primeiro ano do curso de Enfermagem e já se tornou um marco de encerramento do semestre. Este ano, porém, as circunstâncias decorrentes da pandemia da Covid-19 provocaram mudanças no formato. “Desde 2011 realizamos o Seminário como um evento fechado, só para as turmas de 1º ano, mas agora estamos experimentando fazer de maneira diferente, que até nos permitiu ampliar a participação nesse formato on-line”, comenta professor Raphael do Nascimento Gentil, que juntamente com a coordenadora adjunta do curso, Adriana Saraiva, é responsável pela organização.

O nome do evento reflete um dos princípios que orienta as práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade, que deve estar presente nas práticas na área da saúde e “está relacionada à condição integral, e não parcial, de compreensão do ser humano. Ou seja: o sistema de saúde deve estar preparado para ouvir o usuário, entendê-lo inserido em seu contexto social e, a partir daí, atender às demandas e necessidades desta pessoa”, conforme explicação disponível no site Pense Sus.

Além de refletir esse princípio, o evento evidencia as características do Projeto Político Pedagógico do curso de Enfermagem, sobretudo em relação à adoção da metodologia ativa de ensino, denominada Problematização, por meio da qual os estudantes escolhem um tema gerador para ser desenvolvido em várias etapas da aprendizagem, que vão desde a observação da realidade até a aplicação de resultados para intervir nesta realidade. Professor Raphael Gentil conta que “este ano a turma escolheu o tema da autoestima e cada grupo se dedicou a um público específico, de modo que uma equipe visitou uma escola, para observar os adolescentes, enquanto outras duas visitaram o Centro de Convivência do Idoso de Conceição do Araguaia, para acompanhar a realidade dos idosos; e um posto de saúde, para observar a realidade das gestantes”. Não fosse pelas exigências de afastamento físico impostas pelo cenário pandêmico, esses públicos seriam convidados a participar do Seminário Integrador em sua versão presencial. De acordo com professor Raphael, a ideia era “fazer um grande fórum, onde também estariam presentes as pessoas responsáveis pela gestão dos locais visitados”. Diante da impossibilidade de realizar esse fórum presencial, o evento on-line tem como um dos pontos da programação, a mesa redonda Autoestima em adolescentes, gestantes e senescência, que ocorrerá às 17h.

Confira a programação:

14h às 14h30 - Mesa de abertura

14h30 às 17h- Apresentação de trabalhos

17h às 18h - Mesa redonda sobre Autoestima em adolescentes, gestantes e senescência

18 às 18h30 - Palestra de encerramento

18h30 às 19h - Avaliação do evento