Coleção Pedagogia Em Movimento possui mais um título publicado

Enviado por Wesley Lima em Ter, 15/12/2020 - 20:57

O Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou o livro Pedagogias e Sujeitos em Conexão, segundo volume da coleção Pedagogia Em Movimento, nesta segunda-feira (14). O livro apresenta, apoiado na visão da Pedagogia como ciência da educação e prática social emancipadora, trabalhos e pesquisas de naturezas diversas em que os membros e colaboradores estejam envolvidos.

A conferência virtual que marcou o lançamento da obra ocorreu pela plataforma do Google Meets e foi marcada pela exposição feita pelo prefaciador, sociólogo e educador espanhol, Miguel González Arroyo.  Em sua  fala, o professor reforçou as ideias expostas no prefácio.

A professora e pesquisadora da Universidade do Federal do Pará (UFPA) que compõe também o Geppem, Édina Fialho Machado, explicou que este segundo volume da coleção,  fruto de 18 meses de colaboração coletiva entre os integrantes do Grupo, visa “sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da importância e necessidade do trabalho dos profissionais de Pedagogia”, disse.

O livro que contou com uma rede de 22 autores, sendo treze professores e mais 9 alunos reflete, entre muitas temáticas, sobre a relação entre religião, cultura e educação; o processo de construção da identidade profissional do pedagogo em instituições não escolares; e a cultura da exploração do trabalho infantil.

A professora Machado assinalou que a importância deste trabalho dá-se por conta do amplo e bem explicado cenário de atuação dos profissionais. “Tem importância diversa. A primeira é reafirmar a consciência e responsabilidades dos autores e do Geppem de que a Pedagogia, como ciência da educação e prática social emancipadora, se faz presente em múltiplos contextos sociais e deve estar conectada aos sujeitos, seus saberes, suas práticas e experiências político-pedagógicas em todos os processos de ensino-aprendizagem”, explicou.

Para ela, a obra mostra ainda a importância das instituições públicas de ensino para o desenvolvimento de pesquisas. “Mostra o papel da universidade pública como promotora de ciência, educação, cultura e desenvolvimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, além de denunciar as situações de desumanização e ao mesmo tempo anunciar uma pedagogia do respeito às múltiplas práticas e aos sujeitos diversos em seus contextos”, pontuou.

Coleção Pedagogia Em Movimento - Pedagogias e Sujeitos em Conexão mantém relação com Pedagogia em Diferentes Contextosprimeiro volume lançado em 2017, no sentido em que todos os artigos referem-se a trabalhos desenvolvidos por profissionais de Pedagogia. Sobre a coleção, tem-se por proposta chegar a 10 volumes.

Geppem - Grupo cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2013, composto por um pouco mais de 78 pesquisadores distribuídos nos seguintes níveis de conhecimento: doutorado, mestrado, especialização, graduação e ensino médio. As linhas de pesquisas são: Pedagogia Social; Educação e práticas pedagógicas em saúde; e Pedagogias Humanizadoras em Ambientes de Privação da Liberdade.

Texto: Wesley Lima/Ascom Uepa