Graduação em Saúde Pública é apresentada ao governador

Enviado por Ize Sena em Sex, 27/02/2015 - 00:00
Numa parceria entre Uepa, IEC e Sespa, proposta de novo curso foi apresentada a Simão Jatene. A graduação será desenvolvida no contexto da futura Escola de Saúde Pública de Saúde Pública do Estado.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Evandro Chagas (IEC) se preparam para ofertar o curso de graduação em Saúde Pública.  Essa é uma das prioridades da Gestão Superior,  apresentadas ao governador do estado,  Simão Jatene,  durante reunião na última terça-feira (24), na sede do Palácio dos Despachos. Na ocasião, esteve presente o diretor do Evandro Chagas e professor da Uepa, Pedro Vasconcelos.

O Curso será desenvolvido no contexto da futura Escola de Saúde Pública de Saúde Pública do Estado, que irá funcionar nas instalações do próprio IEC. A proposta é que a graduação seja ofertada nos Processos Seletivos de 2017.

O projeto pedagógico ainda encontra-se em fase de elaboração, mas já representa um avanço quanto ao ineditismo da Uepa em implantar o curso na região norte do País, na avaliação do reitor, Juarez Quaresma.  “A proposta é que o curso venha fortalecer a formação de recursos humanos qualificados para a saúde pública no Estado e virá com um modelo metodológico inovador, de forma a não impactar no orçamento da Uepa. Os profissionais serão treinados em serviço, com preceptores constituídos pelos pesquisadores do IEC e professores da Uepa”.

A graduação em Saúde Pública já é uma realidade em outras instituições de ensino superior do eixo sul – sudeste, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O bacharel é habilitado para lidar com agravos sobre a saúde das populações, entendendo a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. A atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde.

Texto: Ize Sena
Foto: Núcleo de Fotografia SECOM