Gestão apresenta proposta para inserir preceptores na graduação

Enviado por Ize Sena em Sex, 22/01/2021 - 19:13
A Gestão Superior da Universidade do Estado do Pará (Uepa) reuniu com os coordenadores dos cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) nesta sexta-feira, 22 de janeiro, no Campus II, para apresentar a proposta de inserir a preceptoria na graduação.

Esta proposição pode se tornar uma realidade no dia a dia de alunos da Uepa, que realizam as práticas de estágio em hospitais estaduais, a partir da ampliação do Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais da Saúde (QualificaSaúde), idealizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e com previsão de lançamento no próximo mês de fevereiro.

O Programa destina-se, inicialmente, à oferta de bolsas ao preceptor das residências médica, multi e uniprofissional. No entanto, caso seja aprovada a inserção desse profissional nos cursos de graduação, os benefícios serão vistos também durante a formação do futuro profissional. Em geral, o preceptor é um funcionário de hospital ou unidade básica de saúde. Por já ter conhecimento de fluxos e processos, esse agente facilitaria a organização dos alunos nos ambientes de prática.

“A proposta é interessante e com isso a gente pode organizar melhor os alunos. Tendo um preceptor em um hospital, pode entrar uma sub-turma de quatro alunos, pode dividir com o professor. O preceptor, geralmente, é funcionário do hospital e isso facilita em termos de envio de documentos, acesso ao sistema hospitalar, propicia uma melhor entrada dos alunos nessas instituições e valida a figura desse profissional que também nos ajuda, há um tempo, mas que não era reconhecido. E esse Programa vem reconhecer o profissional com essa função”, avaliou a coordenadora do Curso de Fisioterapia, Angelica Homobono.

Durante a reunião ficou acertado que até a próxima quarta-feira (27), os coordenadores devem enviar à comissão responsável pelo QualificaSaúde na Uepa, as informações que darão base à formalização desses profissionais em âmbito estadual. Entre os dados solicitados estão o número ideal de preceptores, os locais de atuação, as disciplinas relacionadas, e as principais dificuldades enfrentadas sem a figura desse profissional.

“Eles vão enviar a necessidade de preceptores para que a Uepa elabore um edital e apresente ao Governo, essa nova figura dentro dos cursos de saúde. Se a gente conseguir esse projeto de preceptoria vai melhorar e muito o ensino, para todos os cursos da área da saúde, tanto da capital quanto do interior, porque a gente vai utilizar profissionais que já estão no campo, de uma maneira justa”, afirmou a representante do QualificaSaúde na Uepa, Regina Carneiro.

Após esta mobilização interna, a proposta voltada à graduação também será apresentada à Sespa, para que seja institucionalizada. Caso seja aprovada será considerada um avanço para o ensino em saúde. “A decisão de incluir a graduação nesse programa de preceptoria é um ganho considerando que o profissional que vai ser o preceptor já está dentro do hospital ou nas unidades básicas, tem o conhecimento e o processo de aprendizagem do aluno vai melhorar muito. Estamos torcendo para que, além da pós-graduação, inclua a graduação que vai ser um ganho para a Universidade e para os alunos”, acredita a pró-reitora de Graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira.

Diálogo com os alunos – Também nesta sexta-feira (22), a Gestão reuniu com alunos do último ano do Curso de Medicina, a respeito do calendário acadêmico, lotação de professores, e atendimento à Medida Provisória nº 934 do Governo Federal, que, diante do cenário da Covid-19, prevê o cumprimento de 75% da carga horária do internato do curso, como critério para solicitar a antecipação de formatura.

Os alunos apresentaram algumas propostas relacionadas à resolução de questões recorrentes na graduação, que serão analisadas pela coordenação do curso, assessoria pedagógica e chefias de departamentos. “As nossas propostas são que o calendário com término em março seja mantido, bem como, translocar professores das áreas que estão com déficit, de outros semestres para o nosso, e a integralização e organização do calendário de forma tal que nós consigamos nos formar em março, seguindo o 75% do internato cumprido”, explicou a aluna Mariana Ferreira.

Para a aluna, o encontro pode render bons resultados, em breve. “Acredito que tenha sido uma reunião esclarecedora e produtiva. Com essa reunião do alto escalão da gestão da Uepa nós finalmente conseguimos ser ouvidos e ter sugestões levadas em consideração. Então, estamos esperançosos para a resolução dos nossos problemas”, considerou. Uma nova rodada de debates será realizada, nas próximas semanas, para avaliar os pontos que podem ser resolvidos em curto, médio e em longo prazo.

Texto e foto: Ize Sena (Ascom Uepa)