Herbário tem site para divulgação do acervo

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 27/03/2015 - 00:00
Além da diversidade botânica, o site disponibiliza publicações das obras feitas pelo Herbário e por outras instituições parceiras, orientações para coleta de plantas no campo e apresentação de outras coleções temáticas
 
Frutos, semestre, flores e plântulas da região amazônica são algumas das amostras que podem ser encontradas no Herbário Profª Drª Marlene Freitas da Silva  (MFS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O acervo possui mais de 5 mil espécies catalogadas. Para divulgar e disponibilizar as pesquisas, o herbário lançou um portal que pode ser acessado por estudantes, professores e profissionais: http://paginas.uepa.br/herbariomfs.
 
O site conta com o sistema Botanical Research and Herbarium Management Systems (BRAHMS), um software utilizado por muitos herbários para a organização de dados acerca da diversidade vegetal e de fungos. Entre as ferramentas do sistema está a catalogação de dados provenientes de cadernetas de campo, registros de imagens, coordenadas geográficas e realização de empréstimos e doações de amostras botânicas.
 
“O portal surgiu da necessidade de popularizar os bancos de dados e as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Herbário MFS. O herbário buscou sair do seu espaço físico e navegar virtualmente para que academia e sociedade pudessem ter acesso às informações diversificadas”, explica a coordenadora e curadora do Herbário, professora Flávia Araújo.
 
Além da diversidade botânica, o site disponibiliza publicações das obras feitas pelo Herbário e por outras instituições parceiras, orientações para coleta de plantas no campo e apresentação de outras coleções temáticas.
 
A professora Flávia Araújo ressalta que os “herbários são considerados patrimônios de uma nação. Preservam amostras e informações da biodiversidade vegetal, nos mais diversos ecossistemas. Seus bancos de dados possibilitam identificar áreas que nunca foram coletadas, ou espécies que ocorrem apenas num determinado ambiente e por isso estão vulneráveis”.
 
Este ano, o MFS ganhou reconhecimento internacional através da indexação no Index Herbariorum, um diretório global de registros da biodiversidade vegetal. O cadastro no Index é feito pelo Jardim Botânico de Nova Iorque eé necessário cumprir quantitativos de amostras botânicas, bem como, organizar todos os dados em sistemas de informação. A expectativa é que todo o banco de dados do herbário seja disponibilizado até o mês de maio.
 
Acesse o site do Herbário MFS no link http://paginas.uepa.br/herbariomfs. A página do Index Herbariorum está disponível em http://sciweb.nybg.org/science2/IndexHerbariorum.asp.
 
Texto: Igor Augusto
Edição: Ize Sena
Foto: Mácio Ferreira