Concluintes de Pedagogia em Salvaterra realizam evento on-line

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 09/03/2021 - 08:12

Nos próximos dias 24 e 25, a turma 2017 do curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Salvaterra, realiza o I Webnário Estágio Supervisionado em Tempos de Pandemia: As Experiências Pedagógicas e o Ensino Remoto. Os interessados devem realizar inscrições de forma on-line. As vagas são limitadas e haverá certificação aos participantes. Além de ser gratuito, o evento está aberto à submissão de trabalho, até dia 22 de março. Quem desejar submeter resumo expandido deve seguir as regras de submissão e modelo disponibilizados.

O webnário, com transmissão a ser realizada pela página do Facebook do Campus tem “o objetivo de promover debates acerca das experiências pedagógicas obtidas em estágios do curso de Pedagogia por meio do ensino remoto, evidenciando as implicações do processo de ensino neste período de pandemia do Covid-19 e as contribuições obtidas por essas experiências”, segundo informa a comissão organizadora.

Professora Larissa Carvalho de Aviz, que coordena a organização em conjunto com os estudantes, conta que a ideia de realizar o seminário on-line com a temática do estágio supervisionado surgiu das dificuldades e experiências vivenciadas pela própria turma, que atualmente se encontra no último semestre do curso e estava em atividades presenciais da disciplina Estágio Supervisionado, com o eixo temático A Pedagogia em Ambientes Não Escolares,  quando houve a notificação de início da pandemia de Covid-19, em 2020. “Apesar de um conjunto de empecilhos, questões econômicas, de acesso à internet, entre outras, os alunos conseguiram realizar uma pesquisa on-line com gestores escolares nos municípios de Salvaterra e Soure, elaboraram artigos, fizeram projetos de intervenção, produziram cartilha sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil, ou seja, tiveram experiências produtivas e positivas”, relata.

A intenção de compartilhar esse conjunto de experiências se desdobrou na vontade de conhecer outras experiências. Por isso organizaram o evento com a possibilidade de inscrição de produções acadêmicas em Grupos de Trabalho (GT), que abordam as seguintes temáticas: Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental; Estágio Supervisionado em Gestão Educacional; Estágio Supervisionado em ambientes não escolares e ambientes populares; e Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

A coordenação do Campus XIX apoia a realização do evento, inclusive no sentido de viabilizar conectividade às pessoas que estiverem no Marajó. O coordenador do Campus da Uepa em Salvaterra, professor Alcindo da Silva Martins Júnior, ressalta que devido à dificuldade de acesso à internet no Marajó, as instalações do campus estão à disposição dos alunos, para que eles possam se conectar. A fim de evitar aproximações que contrariem os protocolos de biossegurança, a coordenação do campus “vai dar um upgrade na rede de Wi-fi, para que os estudantes possam levar notebooks e se conectarem sem a necessidade de concentração em um único espaço”, explica professor Alcindo.

Serviço:

Inscrições: até 23 de março de 2021.

Inscrições de Trabalhos nos GT’s: até dia 22 de março.

Ementas do GT’s:

GT 1 – Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental

Diagnóstico da realidade educacional através de observação nas séries iniciais; Produção e pesquisa sobre a BNCC e suas orientações para o Ensino Fundamental; Atividades pedagógicas (presencial ou virtual) desenvolvidas com crianças, jovens e adultos no Ensino Fundamental. Experiências de Estágio Supervisionado e o ensino remoto para o ensino fundamental.

GT 2 – Estágio Supervisionado Em Gestão Educacional

Análise dos projetos de atuação nas áreas de administração; Orientação e supervisão educacional e educação especial. Diagnóstico dos princípios que norteiam o planejamento escolar; O papel da pesquisa, interdisciplinaridade e relação teoria e prática no âmbito da escola. Projetos de intervenção. Experiências de estágio de Gestão Escolar no contexto do Ensino remoto.

GT 3 – Estágio Supervisionado em ambientes não escolares e ambientes populares

Práticas de elaboração do projeto pedagógico para a escola. Papel do Pedagogo na educação não formal; empresa, órgãos de saúde e outros espaços não escolares. Elaboração execução do projeto de pesquisa acerca das variáveis presentes, na atuação do pedagogo. Experiências de estágio em ambientes não escolares e ambientes populares no contexto da pandemia; A Atuação do Pedagogo em ambientes populares suas particularidades no contexto pandêmico.

GT 4 – Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Práticas reflexivas sobre a organização da educação infantil; Estabelecimento de relações teórico-prático em ambientes infantis através de projetos didáticos; Experiências de inserção em atividades de observação e regência de classe envolvendo as áreas de conhecimento referente ao currículo do ensino infantil. Produção e pesquisa sobre a BNCC e suas orientações para a Ed. Infantil; Atividade de Estágio Supervisionado na Ed. Infantil e o ensino remoto.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Foto: Larissa Aviz (Acervo pessoal)