Nota técnica sobre o rastro luminoso no céu de Belém

Enviado por Sandy Brito em Qua, 17/03/2021 - 13:18
 

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) divulga nesta quarta-feira, 17 de março, uma nota técnica sobre o fenômeno que pôde ser visto a olho nu no céu de Belém e demais cidades do estado do Pará.

Trata-se de lixo espacial o objeto que acabou reentrando na atmosfera terrestre, bem acima do Pará e de algumas regiões do norte e nordeste do Brasil. Segue, na íntegra, a nota feita pelo técnico em Física do CCPPA, Reginaldo Corrêa Jr.:

“No dia 16/03/21, no final da tarde, todos observaram um rastro luminoso no céu de Belém, pôde ser acompanhado em outros estados como no Ceará, segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). Mas afinal, o que seria? O efeito luminoso avistado na verdade era lixo espacial. Ele foi identificado como NORAD 22032 que fez parte do foguete francês, Ariane 44L, lançado da Guiana Francesa em 9 de julho de 1992, segundo a Bramon. Quando esses detritos espaciais estão adentrando a atmosfera terrestre forma-se esse rastro luminoso que foi observado.” 
 
Fotos: Divulgação/Redes Sociais