A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Campus XII, no município de Santarém, antecipou a outorga de grau para nove discentes do curso de Medicina, em cumprimento à solicitação dos alunos. A entrega dos diplomas foi realizada nos dias 22 de março e 6 de abril, no auditório do Campus XII, respeitando todos os protocolos de biossegurança, recomendados pelo Comitê de Biossegurança e Infraestrutura da Uepa.
Para coordenadora adjunta do curso de Medicina em Santarém, professora Zilma Pimentel, a antecipação dos diplomas do curso tem como objetivo principal cumprir a função social e educacional que a Uepa tem com o Estado do Pará. Nesse momento em que os paraenses enfrentam a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é de suma importância entregar novos profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho na área da saúde. “É o fim antecipado de um ciclo e o início de outro, que chega com grande responsabilidade e não apenas no cuidar, mas, no cuidar com competência, conhecimento, ética e humanidade. Este é o que todos nós, docentes do Campus XII da Uepa desejamos ter conseguido atingir com os nove novos médicos que tiveram sua outorga antecipada em Santarém”, disse.
A escolha pela antecipação dos diplomas dos alunos do curso de Medicina do Campus XII é baseada na Medida Provisória nº 934 do Governo Federal, emitida por meio do Ministério da Educação (MEC), e que atingiu diversas instituições de nível superior em todo território brasileiro com a intenção de ofertar mais profissionais da área da saúde para combater o avanço da pandemia do novo Coronavírus.
No decorrer do curso de Medicina, a Uepa oferece experiências diversificadas na área da saúde para formar futuros profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Os médicos que a Instituição formou desenvolveram diversas atividades em saúde, por meio de experiências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em regiões quilombolas, rurais, além de hospitais de referência, nos âmbitos estadual e municipal.
Para o recém-formado Miguel Rebouças, a Uepa deu o apoio necessário para que a sua formação pudesse ocorrer, mesmo com a pandemia. "Entrei na Uepa de Santarém aos 17 anos, logo que sai do Ensino Médio e ao longo desses seis anos tive excepcionais experiências na Universidade, vivenciando aprendizado intenso sobre medicina, humanidade e cooperativismo. Com a chegada da pandemia da Covid-19, tivemos esse sonho interrompido por cerca de quatro meses. Estávamos ansiosos para o retorno, até que em agosto de 2020 conseguimos e estávamos felizes demais por estar ajudando no combate à pandemia, apesar das dificuldades encontradas. Tivemos verdadeiros anjos ao nosso lado e conseguimos concluir o curso com honra”, afirmou.
Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)
Fotos: Coordenção do curso de Medicina do Campus XII