Evento promove formação de educadores

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 09/04/2021 - 11:03
Apresentar informações sobre pesquisas que discutem exposições controversas em espaços museais, com questões, metodologias e alguns dados foi o objetivo da professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Martha Marandino, na primeira sessão virtual do I Ciclo Formativo Ciência na Escola, realizada ontem, 8. 
 
O evento faz parte das ações do projeto Ciência Dentro e Fora da Escola: Diálogos entre a Escola e os Espaços de Educação Não Formal, do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal (CTENF), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As atividades fazem parte da fase do projeto que promove eventos para a formação dos professores de Ciências, como forma de dar continuidade à formação profissional estimulando o aperfeiçoamento e a  inovação no uso das tecnologias e abordagens metodológicas adotadas na prática do ensino de Ciências. 
 
Com a mediação da professora da Uepa e líder do CTENF, Sinaida Vasconcelos, o primeiro momento foi de agradecimento ao público que estava acompanhando a live, formado por educadores e pesquisadores de vários municípios do Pará, entre eles, Parauapebas, Marabá, São Miguel do Guamá, Barcarena e Tucuruí.
 
Martha Marandino destacou a atual situação dos espaços museais e dos profissionais da área, já que devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) esses locais foram fechados para evitar aglomerações. “No primeiro momento, esse parecia ser o lado mais fraco, porque, não tem público, mas no momento seguinte houve logo uma percepção, fruto do trabalho dos educadores, da importância desses profissionais nas redes sociais”, explicou ela que, completou: “Fico feliz de ver como a gente, como grupo, como a gente tem resistido e isso não deixa de ser uma mensagem de esperança para todos nós. A gente tá produzindo ações interessantes para os diferentes tipos de público”. 
 
A professora também destacou que os museus são espaços para formação crítica e que a forma como o público se torna protagonista desses espaços é diferente e discutiu o assunto até chegar às exposições com temáticas controversas, mostras que tendem a convidar os visitantes a formular opiniões, pontos de vista sobre o assunto. Durante a fala, a professora Martha mostrou um pouco sobre as pesquisas que estão sendo produzidas dentro desse universo.
 
O público também participou com envio de perguntas e comentários feitos durante a live: Vanja Vilhena destacou que o projeto é muito interessante. Priscyla da Luz escreveu o seguinte elogio: “parabéns ao CTENF pelo evento e por nos oportunizar importantes discussões na Educação em Ciências”. Alcindo Júnior comentou: “​parabéns Professora Martha Marandino pela brilhante palestra! É incrível como estes espaços de ensino não formal, os museus, são um universo de informações e possibilidades de pesquisa e ensino!”
 
A transmissão foi feita pelo canal do Grupo de Pesquisas no YouTube, de forma restrita aos inscritos no evento e que também são participantes da pesquisa. As próximas programações também são realizadas às quintas-feiras e os vídeos também ficam disponíveis, de forma gratuita, para o público em geral.
 
Texto e captura de tela: Marília Jardim (Ascom/Uepa)