CCSE realiza live de lançamento de livros nesta quarta-feira, 28

Enviado por Wesley Lima em Qua, 28/04/2021 - 13:05

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará, e a Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), lançarão hoje, 28, seis obras inédita de autoria de professores e pesquisadores de grupos de pesquisa que fazem parte da interiorização, que foram selecionadas por meio do primeiro edital que marca a parceria entre as duas instituições.

No evento on-line, além dos responsáveis pelas obras, estarão presentes Renato da Costa Teixeira (Propesp/Uepa), João Paulo Rocha (vice-diretor do CCSE/Uepa), Jorge Panzera (presidente da Ioepa) e Moisés Alves (coordenador da Editora Dalcídio Jurandir).

As obras publicadas são: Indicações Geográficas do Queijo do Marajó; Gênero Corpos e Sexualidade; Amazônia História Cultura e Identidade; Amazônia Desenvolvimento Sustentabilidade Gestão e Secretariado; Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa, Construção de Identidades e Juventude e Educação no Pará.

Para João Paulo Passos, vice-diretor do Centro, a parceria demonstra uma grande conquista e um modo de contribuir, munidos um material vasto e plural, para novos debates dentro da sociedade. "O CCSE tem uma produção científica muito profícua e meios de socializar essa produção são sempre bem-vindos. Por isso, esperamos que essa parceria, que já está no seu segundo edital, seja longa. Temos muito material de qualidade para publicação", afirma.

A cooperação entre as duas instituições iniciou-se com a mediação do então coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Rodrigo Moraes, que também é docente do Campus I, ainda em 2019.

Ana Lídia Nauar — uma das autoras do livro Gêneros, Corpos e Sexualidades em Contextos Contemporâneos — acredita que está foi uma grande oportunidade para mostrar os debates que envolvem a diversidade de experiências dos sujeitos e suas subjetividades inscritas em seus corpos. “A importância de se falar desse tema na atualidade sobretudo se dá em face de vivermos em uma sociedade que, por ser fortemente marcada pela misoginia, sexismo, racismo e classismo, se mostra intolerante as diversidades, as experiências subversivas dos sujeitos e seus corpos para além dos modelos de gênero, corpo e sexualidade universalizantes, essencialistas e biologizantes presentes nos discursos e práticas institucionais”, pontua.

 

Serviço:

Live de Lançamento Oficial de obras selecionadas (CCSE e Ioepa).

Data: 28/04/2021 (quinta-feira)

Horário: 19h

Página do Facebook do CCSE, clique aqui: https://bit.ly/3nhVhtU

 

Texto: Wesley Lima (Ascom CCSE) em colaboração com Julie Rocha (Ascom Ioepa).