Uepa forma mais seis novos médicos em Santarém

Enviado por Daniel Leite em Qui, 06/05/2021 - 18:15

O Campus XII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Santarém, antecipou a outorga de grau para seis discentes do curso de Medicina, na última sexta-feira, 30, em cumprimento à solicitação dos alunos. A solenidade foi realizada no auditório do campus e respeitando todos os protocolos de biossegurança, recomendados pelo Comitê de Biossegurança e Infraestrutura da Uepa.

A ação da Universidade é embasada na Lei nº 14.040, que estabelece normas excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, que alterou a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. O objetivo é abreviar a duração dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia, desde que o aluno tenha cumprido, no mínimo, 75% da carga horária do internato do curso de medicina ou 75% da carga horária do estágio curricula.r

Para coordenadora do Campus XII da Uepa em Santarém, Franciane de Paula Fernandes, a escolha pela antecipação dos diplomas dos alunos do curso de Medicina atingiu diversas instituições de nível superior em todo território brasileiro e tem como objetivo ofertar mais profissionais da área da saúde para combater o avanço da pandemia do novo Coronavírus. “A Uepa reitera o seu compromisso no desenvolvimento amazônico e no enfrentamento ao cenário atípico imposto pela  pandemia causada pelo novo Coronavirus e, nesse contexto, oportunizamos a inserção de novos profissionais de saúde para nossa região como agentes de transformação de suas realidades e das realidades que os cercam e que assumem o compromisso da execução e da assistência  pautada no conhecimento técnico, ético, científico e humano”, afirmou.

Os médicos que a Uepa entrega ao mercado de trabalho desenvolveram diversas situações em saúde, por meio de experiências nas Unidades Básicas (UBS) e em regiões quilombolas, rurais, além de hospitais de referência, nos âmbitos estadual e municipal.

As experiências diversificadas vivenciadas ao longo do curso ajudaram a formar futuros profissionais capacitados para o mercado de trabalho, tanto da capital quanto do interior do Estado do Pará, como avalia a recém-formada Maristella Nery.  “A Uepa, mais uma vez, demonstrou a sua importância para o Estado e a população paraense, formando médicos que irão atuar na região. Destacaria ainda a grande importância do campus do interior que suprem a carência de médicos também fora da capital”, disse.

Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)

Fotos: Coordenação do Campus XII