Evento ocorre no período de 16 a 20 de março, em Marabá, com o intuito de sensibilizar a população e discutir os diversos usos da água pluvial e assim criar meios para uma adequação à racionalidade do uso doméstico no cotidiano
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de 40% da população global sofre com os problemas pela falta d’água e o Brasil está entre os 12 países que mais desperdiçam. Cada pessoa deveria usar 110 litros por dia mas, atualmente, a média é de 187 litros.
Pensando nisso, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Faculdade Metropolitana e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), assumiu um compromisso com a comunidade de Marabá para criar alternativas de conservação e preservação dos recursos naturais no município, desenvolvendo a Semana da Água, que vai ocorrer no período de 16 a 20 de março com o tema Água, qualidade, uso racional e conservação: Um direito de Todos!
Segundo o professor da Uepa e coordenador do campus em Marabá, Airton dos Reis, o principal intuito da semana é “discutir as condições de uso e qualidade da água circulante no município. Entendemos que é fundamental tal discussão para evitar a escassez de oferta à sociedade e ao setor produtivo, além de envolver a comunidade externa e as instituições de ensino superior para a construção de futuras ações que determinem um equilíbrio entre a qualidade e o uso da água”.
No evento serão realizadas palestras com diferentes temas, entre eles, engenharia de minas e os recursos hídricos, conservação, preservação e reuso na indústria como forma de prevenção à escassez; oficinas acerca da manutenção de qualidade da água em função de seu multiuso, sugestão de gerenciamento da água; além de debates com o público.
A I Semana Municipal da Água ocorre no período de 16 a 20 de março no anfiteatro da Faculdade Metropolitana, localizado na BR 222, em frente ao shopping Marabá. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Faculdade Metropolitana ou no campus VIII Uepa. Mais informações (94) 3324-3400 e (94) 8163-2264.
Texto: Alberto Dergan
Edição: Ize Sena