Programa Telessaúde é apresentado pela Uepa em Altamira

Enviado por Ize Sena em Sex, 27/02/2015 - 00:00
A apresentação ocorre na reunião locoregional do Programa Mais Médicos para o Brasil. Participam médicos, enfermeiros e profissionais da saúde do estado do Pará.

O município de Altamira, no sudoeste do estado, sedia nesta sexta-feira, 27, a reunião locoregional do Programa Mais Médicos para o Brasil. O encontro tem como objetivo discutir as ações do Governo Federal para a melhoria da saúde no estado. Participam da reunião médicos, enfermeiros e profissionais da saúde do Pará.

Além do Mais Médicos, programas como a Rede Cegonha e os de Atenção Básica à Saúde fazem parte da programação do evento. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será representada pelo servidor Kleber Vilhena, que vai ministrar a palestra Telessaúde - uma ferramenta importante para o fortalecimento das ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção, na qual fará a exposição do funcionamento do programa no estado.

O Telessaúde tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento básico no Sistema Único de Saúde (SUS) utilizando tecnologias de informação. Por meio dele, os profissionais de diversas especialidades e municípios, podem fazer assistência médica online em tempo real.

“Imagine que existe paciente em Altamira que precise se deslocar até Belém para fazer um atendimento. Através desse sistema, o médico pode ter acesso aos formulários do paciente e agilizar esse atendimento”, conta Kleber Vilhena.

Além de possibilitar o atendimento online, o sistema, vinculado ao Ministério da Saúde, também permite a realização de videoconferências, videoaulas e a troca de materiais como artigos e formulários para fazer a qualificação dos profissionais de saúde. Odontologistas, endocrinologistas, neurologistas e outros profissionais fazem parte da rede.

No Pará, a Uepa é a sede do Núcleo do Telessaúde. No ano passado, representantes do Ministério da Saúde fizeram a verificação das estruturas do projeto da Universidade para disponibilizar mais recursos para a ampliação do programa. Além da capital paraense, os municípios de Ananindeua, na região metropolitana, e Santarém, na região do Baixo Amazonas, devem receber núcleos do Telessaúde.  Atualmente, 44 municípios do estado estão cadastrados no programa e a expectativa é a ampliação para todos os municípios do Pará.

Entre os órgãos envolvidos no Telessaúde estão a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems/Pa), a  Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (Etsus/Pa) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Núcleo do Telessaúde do Pará fica localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa na travessa Perebebuí, nº 2623, no bairro do Marco em Belém. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (91) 3264 6798 ou por meio dos e-mails telessaude.pa@uepa.br e telesaudeuepa@gmail.com.

Texto: Igor Augusto
Edição: Ize Sena