Grupo de Estudos Musicais da Amazônia inicia atividades de 2015

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 11/03/2015 - 00:00
Os ciclos de estudos incluem palestras de membros do grupo, pesquisadores do CNPq e com especialistas de outras instituições. A primeira atividade será a aula inaugural ‘Aberturas e Impasses para a pesquisa em Música à luz da trajetória do Gemam’
 
O ciclo de estudos do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (Gemam) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) inicia na próxima quinta-feira (12), às 16h30, com a conferência Aberturas e Impasses para a pesquisa em Música à luz da trajetória do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia, que será ministrada pelo professor doutor Paulo Murilo do Amaral.
 
Segundo o professor, que é coordenador do Gemam, a aula inaugural vai abordar alguns aspectos que antecederam a criação do Grupo de Pesquisa e Estudos como a “demanda da universidade no que diz respeito à inclinação de pesquisa dos alunos em relação a música popular”, conta Paulo Murilo.
 
Os ciclos de estudos incluem palestras de membros do grupo, pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e especialistas de outras instituições. Também serão realizadas aulas abertas que terão entre os temas as interfaces da música e comunicação e as perspectivas sobre o gosto musical.
 
O Gemam
 
A criação do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia ocorreu em novembro de 2010. Além de atender a demanda de pesquisa dos alunos da Universidade, o grupo foi criado devido ao crescimento do campo da etnomusicologia no Pará. A etnomusicologia é uma ciência da música que estuda a sociedade a partir do seu discurso musical. “No Pará a gente tenta entender não apenas os ritmos tradicionais como o carimbó, mas também o rock, o samba, todos esses estilos produzidos por aqui”, ressalta o coordenador do Gemam.
 
Segundo Amaral, o perfil dos estudantes é “híbrido, onde a gente não absorve apenas uma demanda de postulantes da música erudita, a gente tem alunos com experiências em diversas práticas musicais entre elas a música popular”.
 
Entre os desafios encontrados no grupo, está a baixa quantidade de professores formados em música. “Outra dificuldade é que ainda não se criou no âmbito das artes uma cultura da pesquisa, então a gente precisa estimular a atividade de pesquisa e entender que a universidade não se faz apenas com carga horária de sala de aula”, diz o professor Paulo Murilo.
 
O primeiro ciclo de estudos do Gemam vai ocorrer no dia 19 de março, de 16h30 às 18h30, com a oficina Citation Managers ministrada por Hugo Camarinha, no núcleo do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que fica localizado na avenida Magalhães Barata, nº 611, entre Nove de Janeiro e Três de Maio. As demais atividades do grupo vão ocorrer sempre às 16h30, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, no Bloco III, sala 1214. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (91) 9 8148 9779.
 
 
Texto: Igor Augusto
Foto: Mácio Ferreira