Nova etapa da campanha Belém Vacinada imuniza grávidas e puerpéras

Enviado por Daniel Leite em Qua, 12/05/2021 - 15:35

O Campus IV, onde funciona a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, e o Campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), onde estão as instalações do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), são dois dos dezoito postos de vacinação contra a Covid-19, que funcionam das 9h às 17h e nesta quarta-feira,12, imunizaram grávidas e puerpéras com até 45 dias após o parto, por meio da campanha Belém Vacinada, organizada pela Secretaria de Saúde Municipal (Sesma).

Para receber a dose do imunizante é necessário ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência em Belém e uma cópia de exame, receita médica, atestado ou laudo que comprove a gestação ou puerpério.

Segundo a enfermeira e residente da Sesma, Paula Costa, por causa da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em suspender o uso da vacina da AstraZeneca em grávidas, serão aplicadas doses da vacina Pfizer/BioNTech. “Em função da advertência da Anvisa e da ausência de abastecimento do imunizante Coronavac,  hoje nós iremos utilizar a vacina Pfizer e como ela tem especificações peculiares de temperatura não haverá a montagem do sistema de drive-thru”, afirmou.

O objetivo é aplicar 420 doses da vacina Pfizer/BioNTech em cada um dos postos instalados na Uepa pela Prefeitura de Belém. Segundo a professora do Departamento de Enfermagem Comunitária da Universidade, Bruna Dias, é importante não esquecer os documentos para que não se perca o dia de vacinação do grupo prioritário, conforme cronograma definido. “Hoje estamos vacinando as grávidas, independente do tempo de gestação, e puérperas e elas precisam ficar atentas com a documentação, pois para nosso registro é necessário que elas tragam um documento de comprovação da sua gravidez”, disse.

Para terapeuta ocupacional e grávida de quatro meses, Gabriela Alves, o acolhimento foi o diferencial que ela observou na Uepa. “Me senti acolhida pelas enfermeiras desde o primeiro passo que dei dentro do campus, escolhi esse posto porque moro aqui perto, mas me surpreendi com todo cuidado e atenção disponibilizada para nós e nossos futuros filhos”, comentou.

Nos dois postos montados pela Sesma na Uepa, o atendimento foi tranquilo durante toda manhã. Não houve formação de filas e para melhor acolhimento às gestantes senhas foram entregues.

Para a discente do nono semestre de enfermagem, Ana Carla Vilhena, a atuação na campanha Belém Vacinada durante a pandemia será um marco da carreira profissional. “A experiência que estamos adquirindo nesta campanha irá nos acompanhar por toda a vida”, ponderou.

Calendário de vacinação

Segundo cronograma da Sesma, no decorrer da semana será retomada a ordem decrescente de vacinação daqueles que possuem alguma das comorbidades listadas pela Campanha Belém Vacianda. Portanto, a partir de quarta-feira, 13, serão vacinadas pessoas com comorbidades nascidas entre 1970 e 1973; na quinta-feira, 14, aqueles com comorbidades que nasceram entre 1974 e 1977 e, posteriormente, na sexta-feira, 15, indivíduos xom comorbidades nascidos entre 1979 e 1978. Além disso, entre quinta e sexta-feira será realizada a segunda chamada para pessoas com comorbidades que nasceram entre 1962 e 1969.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)