Uepa forma novas turmas na capital e em Tucuruí

Enviado por Daniel Leite em Seg, 17/05/2021 - 11:55

A conclusão do ensino superior, tradicionalmente, é momento de festa com familiares e amigos do formando. Porém, no momento atual de pandemia da Covid-19, o cenário é diferente. Na última sexta-feira, 14, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) formou 46 novos profissionais que concluíram o curso de Enfermagem, no Campus IV, onde funciona a Escola de Enfermagem, e a graduação em Educação Física no município de Tucuruí.

Segundo a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Vera Palácios, do total de diplomas entregues, nove formandos de Enfermagem anteciparam a conclusão do curso enquanto o restante, trinta e sete, integralizou e concluiu todas as matérias. “A Universidade tem trabalhado assiduamente com o objetivo de cumprir seu compromisso com a população paraense e entregar novos profissionais da área da saúde para atuarem na linha de frente contra a Covid-19”, afirmou.

A ação da Universidade, em antecipar alguns desses diplomas, é embasada na Lei nº 14.040, que estabelece normas excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, que alterou a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

Enfermagem

O curso de Enfermagem da Uepa propõem experiências diversas na área da saúde com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar em qualquer situação de trabalho e com a prática profissional de forma humanizada.

Para recém-formada na graduação em Enfermagem, Ana Carolina Braga, a Universidade ofereceu uma trajetória de experiências acadêmicas e profissionais que irão ajudar na carreira. “Estou me formando no meio de uma pandemia e isso assusta um pouco, mas como venho trabalhando voluntariamente nas campanhas de vacinação, me sinto preparada e com experiência profissional suficiente para dar os primeiros passos da minha carreira profissional com segurança”, comentou.

Educação Física

Durante o curso de Educação Física, a Uepa oferece aos discentes uma gama de experiências multiprofissionais em áreas interdisciplinares, que se conectam com a área da saúde, para formar futuros profissionais capacitados às diversas especialidades do mercado de trabalho conforme comentou o coordenador do Campus de Tucuruí, Higson Rodrigues. "É um momento de grande orgulho para nós por entregarmos à sociedade paraense esses novos profissionais de Educação Física, porque temos a certeza que eles estão preparados e habilitados para atuar com competência", disse.

Para a recém-formada em Educação Física pelo Campus XIII, Bianca Gomes, a Universidade sempre se dedicou em proporcionar uma educação de qualidade, apesar da pandemia, ao buscar formas de dar continuidade ao calendário acadêmico a partir das aulas remotas. “A pandemia trouxe desafios que não estávamos preparados, mas mesmo assim a Universidade e os professores se reinventaram e procuraram manter o mesmo padrão do ensino ofertado presencialmente”, ponderou.

Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)

Fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa) e Coordenação do Campus XIII