Campanha Belém Vacinada imuniza profissionais da enfermagem

Enviado por Daniel Leite em Qua, 19/05/2021 - 19:31

Os Campi II e IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa) continuam como postos de vacinação contra a Covid-19, abertos à população das 9h às 17h. Nesta quarta-feira, 19, a campanha Belém Vacinada, organizada pela Secretaria de Saúde Municipal (Sesma), realizou a imunização de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para receber a dose do imunizante foi necessário apresentar a carteira do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren/PA), além de levar o RG, CPF, Cartão SUS, e comprovante de residência em Belém no nome do profissional.

Segundo a representante da Sesma, Lidiane Vasconcelos, a inclusão dos profissionais da enfermagem na campanha Belém Vacinada é resultado da luta da categoria junto à Prefeitura. “Os enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam na linha de frente, por causa disso solicitaram a sua inclusão como categoria prioritária”, afirmou.

O objetivo foi aplicar 420 doses da vacina Astrazeneca em cada um dos postos instalados na Uepa pela Prefeitura de Belém. Segundo a professora do Departamento de Enfermagem Comunitária da Uepa, Bruna Dias, o profissional da enfermagem precisa se vacinar para que possa trabalhar com segurança e autonomia. “Vacinar a categoria é muito importante para que a campanha possa ser executada com segurança”, disse.

Para a técnica de enfermagem, Helena Soares, a vacinação dos enfermeiros é uma ação estratégica da campanha municipal. “Nós estamos atuando desde o primeiro dia que a pandemia chegou no nosso Estado. Por causa disso é importante que os profissionais estejam seguros para poderem trabalhar sem medo”, comentou.

Nos postos montados pela Sesma na Uepa, o atendimento foi tranquilo durante toda manhã e tarde. Não houve formação de filas, pois havia lista nominal dos profissionais para melhor acolhimento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, no Campus IV foi montado o sistema de drive thru para aqueles que queriam tomar a vacina dentro do carro.

Para a discente do nono semestre do curso de Enfermagem da Uepa, Ingrid Bentes, a participação na campanha de imunização contra a Covid-19 é mais uma da trajetória que ela vem construindo no Campus IV, pois já participou de campanhas contra a Gripe e Tríplice Viral. “Essa experiência que a Escola de Enfermagem nos proporciona é muito enriquecedor para minha carreira, além da importância social em ajudar a população paraense a se imunizar contra a Covid-19”, ponderou.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)