Aula inaugural do Mestrado em Educação discute Pierre Bourdieu

Enviado por Ize Sena em Seg, 23/02/2015 - 00:00
Encontro que marcou o início do ano letivo contou com palestra ministrada pela professora doutora Maria Betânia Albuquerque que, com o tema “A teoria dos campos”, discutiu o capital científico e o poder simbólico

Os novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram da aula inaugural deste ano, realizada na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CSSE) na manhã desta segunda-feira (23). Participaram da mesa de abertura, o reitor da Universidade, Juarez Quaresma, o diretor do CSSE, Pedro Sá e a coordenadora do PPGED, professora Ivanilde Apoluceno.

A primeira aula do semestre foi ministrada pela professora doutora Maria Betânia Albuquerque, com o tema A teoria dos campos de Pierre Bourdieu. Segundo a professora, o conceito de campo para Bourdieu consiste em um lugar de luta política por dominação científica, onde “o que está em jogo é o monopólio da autoridade científica”.

Para Bourdieu, o conhecimento produzido no campo científico é uma espécie de capital simbólico que pode ser acumulado, transmitido e até reconvertido em capital em econômico, social ou cultural. “Imaginem que uma palestra de 30 minutos, por exemplo, custa mil reais, ou seja, esse capital científico foi convertido em capital econômico”, exemplifica a professora Maria Betânia.

Ainda segundo os ensinamentos do sociólogo francês, no campo científico, a escolha pelo tema da pesquisa é feita, consciente ou não, pelo lucro obtido com o trabalho. “Os campos escolhidos para a pesquisa são aqueles que são viáveis pelo lucro. Geralmente, os campos que dão mais prestígio são aqueles menos pesquisados, o que dá certa notoriedade e exclusividade ao pesquisador”, complementa a professora Maria.

Neste campo, há um poder simbólico exercido atualmente pelos prêmios e títulos acadêmicos, como mestrados e doutorados, ensina Bourdieu. Mas o poder simbólico exercido por um determinado profissional também modifica o julgamento sobre a sua capacidade técnica perante outros estudantes ou pesquisadores. A professora Maria Betânia diz que esse julgamento pode começar também pela instituição em que um profissional passou. “Para uma palestra, vai ser convidado um professor da USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, por ser da USP, independente se sua capacidade técnica é elevada ou não”, pondera.

Dez anos de PPGED

Neste ano, o PPGED completa dez anos de existência. A coordenadora do Programa, diz que foram anos de luta, "primeiro para implantar o mestrado e hoje nós estamos com ele consolidado e temos um trabalho bastante gratificante, onde os egressos estão passando em concursos públicos e estão entrando em outras universidades para fazer doutorado”.

A professora Ivanilde Apoluceno também ressalta que o Mestrado em Educação da Uepa “tem projetos ligados à rede nacional, a exemplo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, PUC do Rio de Janeiro e da PUC São Paulo, além do trabalho com a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e o projeto de intercâmbio, que também contribui na formação dos mestrandos”.

Ao final da aula inaugural foram apresentados aos mestrandos os conteúdos das linhas de pesquisa que compõem o PPGED, que são Formação de Professores e Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

Texto: Igor Augusto
Edição: Ize Sena