O Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza uma live em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta sexta-feira, 4, com o tema A Importância das Coleções Biológicas como Acervo da Biodiversidade na Amazônia. A transmissão será pelo Facebook e mediada pela coordenadora do Espaço da Biologia do Planetário, Bianca Venturieri, e ministrada pela professora da Uepa e coordenadora do Herbário Marlene Freitas da Silva, Flávia Lucas.
O tema escolhido para a live torna cada vez mais urgente a discussão sobre o ambiente amazônico, utilizando estratégias que servem para melhorar a conservação, por meio das coleções biológicas. Para Bianca Venturieri é importante o debate sobre questões ambientais, principalmente, sobre os biomas Amazônicos. “A live é um recurso que hoje em dia facilita a divulgação científica, ampliando para que um grande número de pessoas possa ter acesso a esse conhecimento de maneira segura e interativa”, disse a professora.
Segundo a palestrante, professora Flávia Lucas, a preocupação com o clima não é algo distante que se encaixa somente nos discursos longínquos dos ambientalistas. “Hoje as mudanças climáticas estão diretamente na nossa casa. Estão no conforto térmico que não temos mais, estão nas estações do ano que estão cada vez mais fortes e mais cruéis com os ambientes naturais e com as sociedades”, disse.
Flávia Lucas reforça que durante a live serão abordados posicionamentos de movimentos em prol da preservação. "Quando falamos sobre a conservação e preservação dos acervos nós estamos falando de patrimônio biológico, material e imaterial, levando em consideração o nosso papel como professores e formadores de opinião”, finalizou a professora.
Texto: Sandy Brito (Ascom Uepa)