Nesta segunda-feira, 7, ocorreu a primeira etapa da avaliação para o Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Este processo avaliativo é realizado por meio do Conselho Estadual de Educação (CEE), que possui a função de avaliar e liberar o funcionamento dos cursos. A reunião com dirigentes institucionais contou com a apresentação da Comissão Avaliadora e foi organizada de modo híbrido, com os avaliadores de modo on-line e os representantes da Uepa de modo presencial na Sala do Conselho Universitário (Consun).
O novo reitor, Clay Chagas, fez uma apresentação da Uepa, ao lado da vice-reitora, Ilma Pastana Ferreira, que falou sobre o entusiasmo em realizar a reunião. “É uma grande satisfação iniciar a nossa gestão já com a avaliação de 21 cursos. A equipe está empenhada para que tudo dê certo neste modelo de avaliação remota”, contou a vice-reitora.
A importância da Universidade não parar as atividades durante a pandemia também foi um dos pontos debatidos. “As nossas aulas presenciais e híbridas foram muito importantes no período mais tenso da pandemia. A antecipação (da colação de grau) dos nossos alunos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia permitiu que eles pudessem estar atuando diretamente na linha de frente da pandemia”, explicou o reitor.
Avaliações
As avaliações foram distribuídas em quatro blocos com os respectivos avaliadores. No bloco 1, as Licenciaturas em Física, Química, Biologia e Ciências Naturais serão avaliadas pelas professoras Cacilene Moura Tavares e Glaucianny Amorim Noronha. No bloco 2, os cursos de Bacharelado em Design, Tecnologia e Comércio no Exterior, Engenharia Sanitária e Ambiental, Relações Internacionais e Biomedicina, serão avaliados por Fábia Jaqueline e Mariana Lira.
Já no bloco 3 são avaliados os cursos de Licenciatura em Educação Física, Letras Portugues, Inglês, Libras e Música, pelas professoras Fátima da Costa e Maria Beatriz Padovani. O último bloco faz referência aos cursos de Licenciatura em Filosofia, Pedagogia, Geografia, Ciências da Religião e Intercultural Indigena, avaliados pelos professores Maria Betania Arroyo, Maria do Ceu Santos e Mário Tito Almeida.
Uma das avaliadoras, a professora Beatriz Padovani, conta que a função do Conselho é contribuir com a Uepa. “O Conselho se coloca à frente da Uepa para realizar o nosso papel de guardiões da qualidade da educação para que os nossos alunos obtenham uma sólida formação, humanista e que possam mudar a sociedade”, contou Beatriz.
A partir desta segunda até o dia 15 de junho, o Conselho realizará a avaliação dos cursos do segundo bloco. Ao final dos sete dias será realizado um trabalho interno da comissão para elaboração do relatório e análise dos cursos. Durante a reunião, a Reitoria e os avaliadores informaram que os cursos de licenciaturas dos blocos 1,3 e 4 serão avaliados no prazo de três meses.
Texto: Raquel Brasil (Ascom Uepa)
Fotos: Márcio Dias (Ascom Uepa)