Nova gestão apresenta plano de metas

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 08/06/2021 - 14:53

“Hoje é um dia muito importante porque é o dia em que vamos anunciar o lançamento das dez ações para os primeiros 100 dias dessa gestão”, declarou o reitor Clay Chagas, na manhã de hoje. 8. A reunião de apresentação do plano de metas foi realizada no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e transmitida ao vivo pelo canal da Uepa no YouTube.

“Nesse plano, algumas ações podem ser conduzidas e são de competência da gestão e outras são ações que precisam dialogar diretamente com o Governo do Estado, então se faz necessário que se monte comissões para a apresentação de propostas”, afirmou o novo reitor. “Eu sempre penso nas instituições como engrenagens, quando uma não funciona bem, a outra não anda. Então é preciso que todas as engrenagens estejam funcionando para fazermos uma Uepa de toda a gente”. Segundo Chagas, as Pró-Reitorias ficaram responsáveis por pelo menos duas ações e daqui a um mês já será realizada uma primeira rodada de avaliação para verificar os avanços.

As metas da nova gestão incluem o Programa Reitoria Itinerante, em que o órgão superior estará presente em todos os campi; a criação de uma comissão de membros do Conselho Universitário (Consun) para a definição de critérios para a instalação da Assembléia Estatuinte; apresentação ao Executivo de uma proposta para criação da Lei de Assistência Estudantil, para que a prioridade seja a permanência dos alunos na Universidade. A ampliação da discussão sobre a Tabela Salarial do Corpo Técnico-Administrativo e a constituição de uma comissão para a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) junto com a Assembleia Legislativa e com o Estado do Pará também estão nas metas dos primeiros meses de gestão.

Garantir a inclusão na Uepa para populações negras, indígenas, LGBTQIA+, camponesas, de pessoas com deficiência e ribeirinhos está nos objetivos do Programa Estratégico de Ações Afirmativas. Assegurar o direito do regime de trabalho que permita fortalecer a produção científica dos professores é outro ponto importante. Investir no Programa de Qualificação do Servidor da Uepa, na criação do escritório Inovação e Empreendedorismo para toda gente, para fortalecer os profissionais empreendedores, e formar uma Comissão Permanente de Assessoramento das Ações de Gestão Superior junto às coordenações dos campi, para o diálogo e cooperação nas ações da universidade em todos os campi, encerram a lista das dez ações prioritárias da nova gestão.

Posse e recondução

Antes da apresentação das metas, foi realizada a cerimônia de posse e recondução dos pró-reitores da Universidade. Para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) foi escolhida a professora Maria Célia Virgolino Pinto, que reafirmou o seu compromisso com a Universidade e com os estudantes. O novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação é o professor Jofre Jacob da Silva Freitas, que agradeceu a confiança do reitor e da vice-reitora e declarou que pretende trabalhar para fortalecer a pesquisa na graduação e pós-graduação. A professora Vera Regina da Cunha Menezes Palácios está designada para a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O professor Carlos Capela Bispo foi reconduzido ao cargo de Pró-Reitor de Gestão e Planejamento.

O reitor, ao final, agradeceu a confiança dos novos pró-reitores. “É um esforço de todos nós para fazer o conjunto de engrenagens funcionar. O que tínhamos eram ideias  e, agora, para transformar o plano de campanha em plano de gestão, preciso da ajuda de vocês”.

Ato ecumênico

A programação na reitoria da Uepa, com os novos gestores dos cargos majoritários da instituição, começou com um ato ecumênico, que reuniu os servidores do órgão na praça central do prédio histórico. Participaram da celebração o diácono José Marruaz, da Paróquia Santuário de Fátima, e o pastor Adelson Martins, da Igreja do Evangelho Quadrangular.

O professor Rubens Cardoso, agora ex-reitor, também agradeceu pelo empenho de todos ao longo da sua gestão. “Eu quero agradecer a cada um de vocês. Eu penso que a valorização começa com a autovalorização e nós precisamos cada vez mais nos auto valorizarmos como operadores da educação”. Ele também destacou que o fazer universitário é um constante desafio, que as ações desenvolvidas na capital têm repercussão no desenvolvimento no interior e desejou sucesso aos novos gestores, principalmente pelas constantes mudanças e transformações da atualidade.

A vice-reitora, professora Ilma Pastana, também falou após a celebração, com uma mensagem de motivação. “Se fizermos esse trabalho com empenho, com esmero, como luz, como sal, nós seremos gigantes. O professor Clay será o condutor da nossa Universidade e, junto comigo, faremos uma universidade dialógica, estratégica, conversando com todos e trabalhando em equipes”.

Para finalizar o evento, o professor Clay também falou ao público e agradeceu a presença do corpo técnico e docente presente. “Cada técnico e cada professor são essenciais para que possamos realizar o nosso trabalho. Sem vocês a gente não vai conseguir caminhar muito e atingir as metas das ações que nos propusermos", concluiu o reitor.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Marília Jardim e Cris Guimarães (Ascom Uepa)