Pacto pela Redução da Mortalidade Materna é debatido na Uepa

Enviado por Daniel Leite em Qui, 10/06/2021 - 19:04

Representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) realizaram nesta quinta-feira, 10, uma reunião híbrida no auditório do Telessaúde, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), para debater sobre o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna junto às secretarias de saúde dos municípios de Portel, Afuá e Soure, na Ilha do Marajó, Monte Alegre e Alenquer, na região do Baixo Amazonas e Salinópolis, da região do Rio Caeté.

Segundo a médica e coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, que palestrou sobre a Estruturação de Salas de Parto e Implantação de Salas de Estabilização Neonatal em Regiões Prioritárias do Pará, a intenção do encontro foi compreender como está o contexto dos municípios em relação à morte e nascimento de bebês. É muito importante reconhecermos a realidade do interior do Estado do Pará sobre a questão que envolve as taxas de natalidade e mortalidade, portanto, essa reunião com o apoio da Universidade e da OPAS é de grande valor para nossa comunidade profissional”, afirmou. 

A professora da Uepa, médica e presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (SPP), Vilma Hutim, fez uma apresentação sobre o histórico do Programa de Reanimação Nenonatal no Pará. Ela avaliou que o encontro foi uma oportunidade de compartilhar experiências. “Essa reunião é um momento de troca de informações e capacitações de profissionais que atuam junto em espaços de saúde”, comentou.

A programação contou ainda com uma apresentação do consultor da OPAS, Renato Lima, sobre a pesquisa que desenvolveu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a vivência no Estado do Piauí junto ao projeto governamental de estruturação de salas de parto. Ele também fez uma simulação com aparelhos e bonecos, sobre reanimação neonatal em recém nascidos. Para Lima, a estruturação de salas de parto no interior do Estado do Pará é fundamental para redução das taxas de mortalidade de bebês. “Agradeço o convite para vir sociabilizar com gestores e profissionais da saúde minhas experiências em relação ao tema, pois acredito que é de grande importância para comunidade de um Estado que haja espaços de saúde para que haja segurança para mães e bebês durante o parto tanto na capital quanto no interior", ponderou.

O encontro debateu ainda sobre questões estruturais dos municípios, além da construção de uma agenda de visitas técnicas que serão feitas pela Sespa. Segundo o secretário de saúde do município de Monte Alegre, Márcio Ramos, a reunião contribuirá para uma ação estratégica na melhoria das salas de parto do interior do Estado do Pará. “A consulta realizada pela Sespa junto ao consultor Renato é de grande valor para nós, pois sabemos das deficiências em relação às salas de parto em todo território paraense, e após a visita técnica poderemos agir de forma assertiva para melhorar o serviço de atendimento Neonatal e, ao mesmo tempo, reduzir as taxas de mortalidade materno e infantil”, ponderou.

 

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)