Uepa participa de Conferência de Educação

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 11/06/2021 - 18:46

Em defesa da educação emancipadora e inspirada nos ideais de educação defendidos pelo filósofo e educador brasileiro, Paulo Freire, foi realizada na tarde de hoje, 11, o lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe 2021), com transmissão ao vivo pelo YouTube, do Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE-PA), organizador do evento.

A pró-reitora de Graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Célia Virgulino, participou da mesa de abertura da Conferência. Para ela, é importante "trazer Paulo Freire para o Fórum, porque ele traz esse olhar crítico sobre a realidade, que repara e que contempla a necessidade de todos e que ousa ir além do aparelho ideológico, além da violência e miséria humana, lembrando a todos a necessidade de construção de um mundo mais livre e justo. Paulo Freire agrega o compromisso com a conscientização social".

O Conepe é uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que será realizada em 2022, e tem como finalidade mobilizar e legitimar a sociedade civil organizada em torno do movimento de avaliação das políticas educacionais em curso. No segundo momento da programação foi realizada uma mesa de debate em homenagem ao Centenário de Paulo Freire, com a participação da professora da Uepa, Ivanilde Apoluceno; do professor Adalberto Damasceno e mediação do professor Wilson da Costa Barroso, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os professores apresentaram relatos sobre a importância do educador Paulo Freire em suas respectivas formações como profissionais e práticas docentes. A professora Ivanilde apontou que o legado de Paulo Freire está presente por meio do Núcleo de Educação Popular da Uepa, coordenado por ela, na busca por novos conhecimentos, em aceitar os desafios e as necessidades de escuta e diálogo na prática docente. “Enquanto tivermos práticas de opressão, o Paulo Freire vai estar sempre presente, não podemos aceitar essas formas de desigualdade social”.

A memória do educador também está presente na Universidade em forma de homenagens, entre elas, o nome da Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), e na concessão do título de Doutor Honoris Causa ao educador, aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) da Universidade, em 2019, após a mobilização dos integrantes da comunidade acadêmica da Uepa.

Ao final, a professora também agradeceu o convite pela participação na conversa com os outros professores e parabenizou a iniciativa do evento. Para ela, "a gente precisa unir forças de lutas e de movimentos sociais nas universidades e criar força política coerente para que a gente possa mudar esse quadro que a gente vive". No momento do encerramento do evento, o coordenador do Fórum agradeceu a presença de todos e a participação do público que acompanhou a transmissão.

Também participaram do evento o coordenador do Fórum Estadual de Educação, Francisco Willams Campos Lima; o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira; o coordenador do Fórum Nacional Popular pela Educação, Heleno Araújo; o promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Nadilson Portilho Gomes; o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Beto Andrade; o professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Elias Hage; a vice-presidente da região Norte da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfopa), Ana Rosa Peixoto de Brito; e a representante da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Socorro Coelho.

Texto e Captura de Tela: Marília Jardim (Ascom Uepa)