Diretoria do CCNT toma posse

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 15/06/2021 - 12:56
Na manhã desta terça-feira, 15, foi realizada a cerimônia de posse e recondução dos cargos de direção e vice-direção do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).  Na ocasião, realizada no auditório do Centro, o campus V da Uepa, o reitor, Clay Chagas; a vice-reitora, Ilma Pastana; o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob Freitas; e o presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, compuseram a mesa oficial.

Como vice-diretora, Yveline Santos relembrou que começou a atuar como professora na instituição em 2001 e que, de lá para cá, também assumiu cargos de gestão, coordenação de cursos e especialização. Para ela, as responsabilidades vieram de forma natural, no momento em que ela estava pronta para assumi-las. “Hoje, a forma que eu tenho de agradecer a Deus pelas oportunidades é contribuir para que a Uepa seja um agente de transformação na vida das pessoas como foi na minha, sejam professores, sejam alunos, funcionários, comunidade, porque o papel da Universidade é promover o desenvolvimento e transformar vidas”.

A professora Eliane Coutinho, que continua como diretora do CCNT, destacou as conquistas alcançadas, como a infraestrutura do prédio do Centro, com elevador e passarela de acessibilidade entre os blocos, e a aprovação do segundo curso de mestrado e o primeiro doutorado na área de Ciências Naturais e Tecnologia. Para o futuro, ela diz que conta com “a gestão superior e com a minha vice, Yveline, para melhorar a parte de ensino, da pesquisa, da extensão e, principalmente, da infraestrutura, para que o Centro possa ficar melhor para os nossos discentes, técnicos e docentes”.

Em sua fala, a vice-reitora, professora Ilma, destacou a importância dos profissionais que estão nos cargos de chefia. "Estamos à frente da gestão da Uepa, reitoria, pró-reitoria, coordenação de cursos, chefes de departamento, somos jovens e temos muita garra, muita fé em Deus que vamos fazer o melhor pela nossa comunidade acadêmica". O reitor, Clay Chagas, destacou que a Uepa atua com a prestação de serviços para a comunidade. “Precisamos, para além da formação da graduação e pós-graduação, devolver para a sociedade o investimento que é feito aqui nesta instituição. A Universidade deve retornar para a sociedade em forma de extensão, de atividades voltadas para a população, mas também em forma de pesquisa, porque é isso que forma o tripé institucional de ensino, pesquisa e extensão", concluiu o professor ao final da cerimônia.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Nailana Thiely (Ascom Uepa)