Convênio garante acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 06/03/2015 - 00:00
O objetivo do projeto é fornecer o acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais sistematicamente revisadas
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) firmou um convênio com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde para acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências, voltado para acadêmicos e profissionais das áreas de saúde da Universidade.
 
O Portal é uma iniciativa da SGTES, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O objetivo do projeto é fornecer o acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais sistematicamente revisadas.
 
O Portal Saúde possui 13 bases de dados com evidências científicas, entre elas o Access Emergency Medicine, BVS Atenção Primária e DynaMed (EBSCO). “O acesso às bases é constantemente avaliado, bem como a necessidade de contratação de novas bases que respondam as demandas de conteúdo apresentadas pelos usuários do Portal de Evidências”, conta a diretora geral da Biblioteca Central da Uepa, Rita Almeida.
 
Inicialmente, o conteúdo do Portal era voltado apenas para profissionais vinculados aos Conselhos Profissionais, como os de Medicina, Odontologia e Farmácia. No ano passado, o Ministério da Saúde ampliou o acesso para acadêmicos das instituições de ensino superior de 14 cursos das áreas da saúde, entre eles, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. A abertura é feita de forma gradual, iniciando com as universidades públicas federais e estaduais.
 
A parceria com o Sistema de Bibliotecas da Uepa e o Ministério da Saúde foi firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica e comprometimento da Universidade em enviar o banco de dados dos acadêmicos dos cursos das áreas da saúde com as informações requisitadas e atualizadas a cada seis meses.
 
“Ao ampliar o acesso aos acadêmicos dos cursos de saúde esperamos consolidar o Portal da Saúde Baseada em Evidências como uma ferramenta de Educação permanente e dar continuidade as iniciativas de melhora da qualidade do atendimento à população brasileira”, ressalta Rita Almeida.
 
O cadastro de estudantes e profissionais deverá ser solicitado nas Bibliotecas Setoriais que fazem parte do Sistema de Bibliotecas da Uepa, nos campi II, III e IV em Belém, e nos campi de Marabá e Santarém, e/ou auto cadastro pelos alunos após dados enviados pela Universidade.
 
Texto: Igor Augusto
Edição: Ize Sena