Centro Saúde Escola completa 40 anos, como referência na atenção básica

Enviado por Josi Mendes em Qui, 17/06/2021 - 18:04
 
Há 40 anos, o Centro de Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferece à população assistência primária em saúde, aliada ao ensino de graduação e pós-graduação. É por meio do CSE, unidade localizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II no bairro do Marco, em Belém, que essa integração ganha forma. Nesta quinta-feira, 17, o CSE comemora mais um ano de criação, com foco na qualidade do atendimento e na superação das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Para marcar a data, um café da manhã foi oferecido aos servidores e ao público em geral.
 
A coordenadora do CSE, Ivonete Pereira, que é egressa da Universidade e teve o Centro como um dos lugares de prática durante a formação, conta que o principal desafio da atualidade é manter em dia a saúde mental dos profissionais em meio às perdas daqueles que não resistiram à Covid. "Os desafios são grandes, mas eu vejo que, quando trabalhamos com uma equipe que se empenha, são minimizados. Tivemos perda de profissionais e isso mexe muito com a saúde mental de todos nós. Então esse é o desafio que a gente vai enfrentar, para ver de que forma pode amenizar esse abalo da saúde", explica Ivonete, ao mencionar futuras parcerias com os cursos de Educação Física e Terapia Ocupacional.
 
Outro desafio é relacionado à estrutura física, pois recentemente o Centro precisou mudar de lugar, e desde o início deste ano oferece os serviços no antigo prédio do Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado às proximidades da avenida Almirante Barroso. A realocação dos programas e serviços ofertados à população precisou do envolvimento dos servidores, para fazer as adaptações e se adequar ao novo ambiente de trabalho. "E os profissionais aceitaram tudo isso pelo amor que eles têm à unidade, pela clientela", considera a coordenadora.
 
Mesmo diante dos desafios, Ivonete acredita na importância da unidade de saúde para o ensino e para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). "Na assistência à saúde, o CSE atende tudo o que a atenção primária requer e, principalmente, depois pois nós temos as especialidades. Além disso, atende ao tripé que a Universidade se propõe na sua missão: ensino, pesquisa e extensão. Tudo é realizado aqui nessa unidade".
 
 
Histórias interligadas
 
Mas, nem só de prestação de serviços à comunidade vive o Centro Saúde Escola. O ambiente de trabalho ganha vida com a dedicação dos servidores, marca registrada e reconhecida pela coordenação.
 
A servidora mais antiga do Centro, Maria de Lourdes Araújo, conta que chegou no espaço dez dias antes da inauguração oficial, em junho de 1981, com a função de organizar o posto de saúde. "Eu fui uma das funcionárias que vim organizar, colocar plaquinhas nos consultórios, mesa pra cá, cadeira pra lá, preparar arquivo. Sou muito grata por eu estar vivendo, contando esse período da minha vida. Aqui eu dedico a maioria do meu tempo e dou de mim o que eu posso, com meus pacientes e com as pessoas que nos procuram", afirma.
 
Hoje, a técnica de Enfermagem atua no atendimento relacionado à saúde mental, e a doenças como hipertensão e diabetes. Prestes a completar 67 anos, nesta sexta-feira, 18, Lourdes não tem dúvidas ao afirmar o significado do CSE na sua vida: "é o meu trabalho e a minha terapia".
 
Outra servidora que tem a história de vida entrelaçada com a história do Centro é a enfermeira Simone Beverly, atual vice-diretora do CCBS. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata e especialista em Enfermagem do Trabalho pela Uepa, Simone fez estágio no Centro e hoje relembra com emoção momentos importantes da sua formação acadêmica. "É  uma emoção estar como gestora, porque sou egressa da Uepa, então vivi e estagiei no CSE. Construí meu aprendizado nessa área de atenção básica, e a gente faz uma rememorização de tudo que vivemos aqui, de todo o conhecimento que foi construído, da maturidade profissional que desenvolvi aqui. O CSE foi um cenário de grande importância para minha vida acadêmica".
 
Para a vice-diretora do CCBS, o CSE se mantém há décadas fazendo a juncão de ensino e serviço para a população do estado do Pará. "A Uepa tem atendido a toda população de Belém e áreas circunvizinhas. É um centro de referência que persiste ate hoje pela excelência na qualidade do atendimento", destaca.
 
Atendimento
 
O CSE oferece à população serviços de atenção primária à saúde, entre eles, vacinas e atendimento na área ginecológica, e consultas médicas especializadas com cardiologistas, traumatologistas, otorrinolaringologistas, ortopedistas, entre outros profissionais.
 
No Campus II, além do prédio principal, próximo à avenida Almirante Barroso, integram o CSE a Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), o Espaço Maternar, dedicado à saúde da mulher e da criança, o Serviço de Dermatologia, além do segundo andar da Policlínica, onde há o atendimento às especialidades e as práticas de ensino.
 
O Centro possui 320 técnicos no seu quadro de servidores. A media é 8 a 10 mil atendimentos por mês. O espaço é aberto à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para demanda espontânea. Para o atendimento às especialidades é necessário que o usuário venha encaminhado de algum serviço de saúde, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
 
 
Texto: Ize Sena (Ascom Uepa)
 
Fotos: Nailana Thiely (Ascom Uepa)