Cerimônia do Jaleco marca entrada de novos alunos

Enviado por Daniel Leite em Seg, 28/06/2021 - 12:11

O curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na noite da última sexta-feira, 25, a Cerimônia do Jaleco para 41 discentes que ingressaram na graduação no segundo semestre de 2020. A investidura do jaleco contou com a presença de alunos de duas turmas, acompanhados de familiares, e foi realizada no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS).

Segundo a vice-reitora e também enfemeira, Ilma Pastana, o momento é como um rito de passagem para os alunos. “Hoje é um marco para carreira desses jovens que optaram pela enfermagem como profissão, sendo assim celebro junto com eles esse momento”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com uma apresentação breve sobre a importância do jaleco e o uso correto, conforme a Lei nº 14.466/2011, que proíbe o uso do equipamento em ambientes externos aos da prática profissional, além de uma exposição sobre o significado da lâmpada, que é o símbolo do curso e deu o tom solene ao evento.

Para coordenadora do curso de Enfermagem, Margareth Bittencourt, o jaleco é uma transição que marca o início da carreira dos discentes. “Essa noite, os nossos alunos estarão dando o seu primeiro passo na carreira profissional, pois o jaleco carrega essa simbologia do profissional da área da saúde”, comentou.

A Cerimônia do Jaleco foi organizada pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Wanda de Aguiar Horta junto à coordenação do curso e demonstra a convergência entre colegiado docente e discente no processo de construção do curso de Enfermagem da Uepa.

Para o discente do segundo semestre de Enfermagem, Leoni Fernandes da Silva, o recebimento do jaleco é o ritual necessário para consolidação da escolha em trabalhar na área da saúde. “Receber o jaleco foi emocionante para mim e meus familiares, pois marca a escolha que fiz em atuar como profissional da saúde para ajudar as pessoas”, disse.

A programação contou com uma mesa formada pela vice-reitora, Ilma Pastana; vice-diretora do CCBS, Simone Beverly; coordenadora do curso de Enfermagem, Margareth Bittencourt; representante do Departamento de Enfermagem Hospitalar, professora Ingrid Magali; representante do Departamento de Enfermagem Comunitária, professora Liracy Batista; representante do Centro Acadêmico Wanda Aguiar Horta, discente Rayanne Leão; do representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Ricardo Silva.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)