Victor Hugo Bartocci recebe a Medalha Fernando Guilhon

Enviado por Guaciara Freitas em Qua, 30/06/2021 - 14:30

Victor Hugo da Costa Bartocci recebeu nesta quarta-feira, 30, a Medalha Fernando Guilhon, concedida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) ao primeiro colocado no Processo Seletivo (Prosel) da instituição. O primeiro lugar do Prosel 2021 recebeu a honraria das mãos do reitor Clay Chagas, que o parabenizou pela conquista, na abertura da reunião do Conselho Universitário (Consun). Além da medalha, a cerimônia de premiação incluiu diploma e portaria, que foram entregues ao estudante pela vice-reitora, Ilma Pastana.

Aprovado para o curso de Medicina, com uma pontuação de 928,14 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Victor Hugo também foi selecionado para cursar a graduação em outras instituições, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), onde já iniciou as atividades letivas, ainda de forma on-line, devido ao contexto de pandemia. Mas, o fato de se graduar em outra Universidade não diminuiu a importância da concessão da medalha para Victor Hugo. “É uma honra ter o reconhecimento do meu Estado”, comentou.

Ao receber a medalha, Victor esteve acompanhado pela mãe, Ana Cláudia Madureira, que se prepara para a mudança de domicílio para São Paulo, onde vai residir junto com o filho, motivo de orgulho para ela, que foi aplaudida pelos membros do Conselho presentes à cerimônia. Com 18 anos, completados no dia 17 de abril, Victor Hugo afirma que gosta de estudar. Para ele estudar é um prazer, “mas quando se trata de estudar para o vestibular é sempre penoso, porque você não estuda só aquilo que gosta”, destaca o jovem que também ressalta o gosto que tem pela atividade de Programação, que aprendeu sozinho e adotou como um hobby.

Sobre a medalha Fernando Guilhon

A premiação foi criada em dezembro de 1991, por meio da Lei Estadual nº 5.704, com o objetivo de reconhecer o estudante melhor classificado no listão do Processo Seletivo (Prosel) da Uepa, a cada ano e, também, homenagear o ex-governador Fernando Guilhon.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Fotos: Márcio Dias (Ascom  Uepa)