Novos especialistas na área da Saúde são formados

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 03/03/2015 - 00:00
Nesta turma formaram-se, ao todo, 66 profissionais, agora especialistas nas áreas de Atenção à Saúde Cardiovascular; à Saúde da Família; à Saúde da Mulher e da criança, à Saúde Mental, além de Nefrologia, Oncologia e Cuidados Paliativos
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) outorgou o grau de especialista à segunda turma de Residência Multiprofissional em Saúde da capital. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, dia 27 de fevereiro, na Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), localizada no Campus II da Uepa.
 
O objetivo do curso é oferecer aos profissionais, recém-graduados ou não, um modelo de ensino em serviço, para fortalecimento de suas práticas, sempre pautadas nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas políticas de Humanização.
 
O treinamento dos alunos é feito no Hospital Metropolitano de Belém, que é considerado referência do norte do País em atendimentos complexos como Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e queimaduras, de média e alta complexidade. A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e professora da Uepa, Elizabete Rassy, ressalta que “é preciso que as próprias instituições executoras e formadoras desses residentes, reconheçam suas competências e ofereçam a eles oportunidades de trabalho, assim como as demais instituições da rede do SUS”.
 
O Curso, com duração de dois anos, outorgou especialistas nas áreas de Atenção à Saúde Cardiovascular; à Saúde da Família; à Saúde da Mulher e da criança, à Saúde Mental, além de Nefrologia, Oncologia e Cuidados Paliativos. Nesta turma formaram-se, ao todo, 66 profissionais, sendo 55 residentes em Belém e 11 em Santarém.
 
A enfermeira e agora especialista em Urgência e Emergência no Trauma, Bruna Cordeiro, dentre os vários benefícios da pós-graduação destaca que, “a formação é um grande ganho no currículo, aprendi coisas que, talvez, eu jamais aprenda em outro lugar. Além da experiência na área hospitalar, nós aprendemos a conviver com as diferenças e aceitá-las. Nos deparamos com pessoas extremamente carentes  provenientes de regiões ribeirinhas, analfabetos e até mesmo pessoas que nunca viram um aparelho de TV, por exemplo”.
 
 
 
Além da professora e coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, Elizabete Rassy, estavam presentes na mesa de homenagem aos pós-graduandos, entre outras autoridades, o reitor da Uepa, professor doutor Juarez Quaresma e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Ilma Pastana.
 
Texto: Alberto Dergan
Edição: Ize Sena