Mestrado em Ensino de Matemática abre inscrições

Enviado por Guaciara Freitas em Sex, 03/09/2021 - 10:41
 
Com a oferta de 30 vagas para o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), inicia nesta sexta-feira, 3, as inscrições ao processo seletivo para a turma 2022, em Belém. 

Até o dia 7 de outubro, os interessados poderão se inscrever de forma exclusivamente on-line, para ingressar em uma das duas linhas de pesquisa do PPGEM: Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Fundamental e Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Médio. De acordo com o
edital  em ambas, as pesquisas devem focalizar o estudo do processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na interrelação entre a epistemologia, história e didática da Matemática, relacionadas a aspectos da estrutura curricular, método e materiais do Ensino Fundamental ou do Médio.
 
A seleção para o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática possui três etapas, sendo a primeira, uma prova escrita com 15 questões de múltipla escolha e três analítico-discursivas. A prova será realizada no dia 21 de novembro, em local a ser informado no site do PPGEM. Apenas os aprovados com nota mínima de sete, enviarão a documentação solicitada, para ser analisada na fase seguinte do processo, cuja última etapa, de caráter classificatório, será a análise do currículo. 

Mestrado Profissional
Para algumas pessoas persistem dúvidas sobre as diferenças entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional. Também há quem acredite que o mestrado profissional seja mais fácil que o acadêmico. Nem mais fácil, nem mais difícil, apenas diferente. No mestrado profissional, além da parte acadêmica, que geralmente corresponde a uma dissertação ou relatório de pesquisa, o mestrando também deve apresentar um processo ou produto relacionado ao que demanda o PPG. 
 
No caso do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática "todos os discentes produzem o relatório de pesquisa e um produto educacional destinado ao ensino da Matemática, envolvendo um objeto matemático e sequências didáticas", explica o professor Miguel Chaquiam, um dos docentes do Programa. "Também podem ser produzidos, paralelamente, materias manipuláveis concretos ou virtuais, softwares e aplicativos para celulares, incorporados as sequências didáticas", exemplifica o professor, que atualmente orienta dez mestrandos do PPGEM.
 
Perfil  dos cadidatos
Os candidatos a uma vaga do mestrado do PPGEM devem se encontrar em exercício da profissão docente, tendo em vista que vão propor soluções a problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, levantados a partir das percepções dos alunos, de colegas professores e de suas próprias práticas. 

Na avaliação do professor Miguel Chaquiam, "esse diagnóstico obtido ao longo da pesquisa e a experiência decorrida das aplicações e validações das sequências didáticas, podem possibilitar ao mestrando uma maior visão dos problemas educacionais, principalmente no que tange o ensino e a aprendizagem de Matemática, além das possibilidades de aprender, avaliar e executar novas metodologias, tudo isso asteado em bases teóricas e fundamentos matemáticos", conclui.


Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)


Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)