A Universidade do Estado do Pará (Uepa) em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE), Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e os Conselhos Regionais de Residência Médica (COREM) e Multiprofissional (COREMU) da área da saúde do Estado, aprovaram na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) na última quarta-feira, 29 de setembro, a lei para desenvolvimento do Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais da Saúde (Qualifica Saúde).
O edital está previsto para ser lançado em breve e a seleção será realizada pela Uepa, por meio da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA). Segundo a docente da Uepa e representante da Universidade na elaboração da lei que possibilita o Programa Qualifica Saúde, Regina Carneiro, serão disponibilizadas 117 vagas para preceptores da residência multiprofissional e 218 para a médica. “A Uepa vai ser a responsável pelo acompanhamento acadêmico dos preceptores residentes, além da seleção do edital e acompanhar academicamente o processo das pesquisas realizadas de todos os envolvidos, além de que residentes e preceptores terão o direito a um valor pago como complementação de bolsa”, afirmou.
O Governo do Estado do Pará pretende pagar bolsa complementar de R$ 3.000,00 para preceptores e R$ 1.500,00 para residentes com o intuito de estimular o ensino e a formação dos profissionais de saúde da região.
O Programa Qualifica Saúde tem como objetivo incentivar as atividades de pesquisa, ensino e extensão em saúde, sobretudo, em função do atual contexto da Covid-19, além de promover a qualificação dos profissionais dos cursos da área da saúde no Estado do Pará.
Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely