Vice-reitora da Uepa recebe premiação nacional

Enviado por Guaciara Freitas em Sex, 01/10/2021 - 14:21

 

O trabalho de Ilma Pastana Ferreira, na área de Enfermagem, foi reconhecido com uma premiação entregue na última quarta-feira, 29. A vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu o Prêmio Anna Nery 2021, maior honraria da Enfermagem brasileira, concedida pelo Sistema dos Conselhos Regionais de Enfermagem. 
 
A cerimônia de entrega foi realizada durante o 23⁰ Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em Florianópolis (SC), de maneira híbrida, com alguns participantes no local e os demais de maneira remota. Os homenageados são indicados pelos Conselhos Regionais e aprovados pelo Conselho Federal de Enfermagem. 
 
"O prêmio Anna Nery é em homenagem à enfermeira que desenvolvia o trabalho dela em um momento de muita adversidade, de muita resistência, de falta de reconhecimento. Quando eu vi a situação da premiação,  eu pensei 'o que eu fiz?' Eu trabalhei! Trabalhei no hospital, dando aula, atuando nas frentes, eu sempre fui muito articulada pela defesa pela igualdade, equidade", refletiu a professora após receber o prêmio.
 
Ilma Pastana Ferreira é graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, especialista em Enfermagem do Trabalho, Administração Hospitalar e em Processos Educacionais, mestre e doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com atuação em cursos de graduação, especialização, residência e mestrado, professora Ilma também é enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim, possui vasta experiência no ensino, assistência e pesquisa em Enfermagem. Em 2021, Ilma pastana foi eleita e empossada vice-reitora da Universidade do Estado do Pará, sendo a primeira enfermeira a ocupar este cargo na universidade.
 
"Eu fiquei muito feliz pelo prêmio recebido, é um reconhecimento pelo trabalho realizado. É, também, um prêmio para Uepa, essa universidade que me acolheu e possibilitou todos os meus estudos", finaliza a professora.
 

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Acervo pessoal e Nailana Thiely (Ascom Uepa)