Com o objetivo de apresentar o Usinas da Paz, projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, foi realizada na última terça-feira, 5, no Auditório da Reitoria, uma reunião com os diretores de centro e coordenadores de curso da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A Usina da Paz foi elaborada pelo Governo do Pará e é coordenada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
As UsiPaz irão oferecer à população complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.
“Apresentar o TerPaz para os professores, para os grandes mestres da Uepa, para que eles possam pensar em políticas dentro da Usina é pensar em projetos e pensar em pesquisas que podem ser feitas sobre a Usina. Estou muito satisfeito com as pessoas que estão começando a falar que estão tendo milhões de ideias, então consegui atingir o meu objetivo”, definiu o coordenador de Ações Estratégicas da Seac, Artur Magno.
Os professores aproveitaram a ocasião para levantar ideias e discutir possibilidades de projetos e parcerias. A comunidade acadêmica mostrou-se disposta a colaborar com os projetos na área de gastronomia, empreendedorismo, cursinhos populares, espaços para estágios supervisionados, pesquisa e ciências, como oportunidades de mudar a vida dos moradores dos municípios onde as Usinas serão instaladas.
Para o reitor da Uepa, professor Clay Chagas, o encontro foi uma oportunidade de levar as ações da instituição à comunidade, por meio de três áreas de atuação, como “a extensão, que a universidade leva os serviços para a comunidade; a pesquisa, pensando em TCCs, pensando em dissertações e projetos de pesquisa, para poder estarmos fazendo permanentemente a avaliação para verificar se, de fato, essas políticas contribuem para a redução de determinados indicativos; e a outra ação é a graduação, a formação de cursos técnicos e complementares”.
A professora do curso de Design da Uepa, Rosângela Gouvêa, já teve a oportunidade de participar de uma ação, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e TerPaz, em parceria com a Universidade. Ela ministrou um curso de criação de bijuterias e souvenirs para mulheres, no Espaço São José Liberto, no último mês. Para ela, a experiência trouxe a oportunidade de qualificar pessoas carentes. “A importância de participar do projeto é porque atende pessoas que têm a necessidade de adquirir uma profissão, mesmo que seja por um curso rápido, mas pelo menos iniciação em uma área que elas possam obter uma renda”, explica a professora.
Os professores e coordenadores interessados poderão organizar para aprovação e oficialização das ações a serem desenvolvidas futuramente, fruto da parceria entre a Uepa, Seac e outras instituições governamentais.
Texto e fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)