A gestão superior da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com as direções dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Sociais e Educação (CCSE) e Naturais e Tecnologia (CCNT), realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma ação de educação e saúde, em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.
A programação integrada, realizada simultaneamente nos três Centros, em Belém, contou com diversas atividades educativas, aplicação de vacinas, atualização da carteira vacinal, além de consultas com especialistas e testes, entre eles, os rápidos de hepatites, HIV, Sìfilis.
Também foi ofertada aos servidores a verificação de altura, peso e medidas, pressão arterial e glicemia. As servidoras realizaram o exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e receberam orientações quanto à prevenção do câncer de mama, de útero, e Doenças Sexualmente Transimissíveis (DST). Oficina sobre o fortalecimento do assolho pélvico e atendimento de embelezamento estético também foram oferecidos durante a programação.
Segundo o diretor do CCBS, Emanuel Sousa, que também atuou no atendimento neurológico, ações como essas, voltadas para o servidor da Uepa, contribuem para manutenção da saúde e, portanto, da melhoria do bem estar e qualidade de vida de todos. “Outubro é um mês em comemoração ao servidor do Estado do Pará e nós, da Uepa, estamos antecipando nossa celebração e homenagem ao servidor da nossa Universidade. Nossa intenção é praticar com isso uma gestão humanizada, que pensa naqueles que constroem a instituição diariamente. Queremos realizar durante o ano todo ações como essa”, comentou.
Para a servidora Lidiane Borges, a ação demonstra o caráter humanizado da gestão atual da instituição, ao olhar para as necessidades dos servidores. “Me sinto muito feliz em ver a atual gestão desenvolvendo ações que propõem cuidado com a saúde de nós, servidores da Uepa. Isso me orgulha e me faz querer oferecer cada vez mais um bom trabalho dentro da Universidade. Torço para que essa ação em educação e saúde se repita semestralmente ou pelo menos todos anos”, ponderou a agente administrativa.
Cuidado com a saúde reflete na produtividade
Os servidores do CCSE tiveram uma programação variada, com atenção especial à saúde. A coordenadora da ação, Ana Telma Monteiro, acredita que a atenção à saúde é a chave para garantir aos que trabalham no dia a dia do Centro uma rotina mais feliz e produtiva. “Um servidor que está bem com sua saúde física e mental é um servidor que dará um retorno muito maior à Universidade. Por isso, diante de todas as sequelas deixadas na sociedade pela pandemia de Covid e o retorno ao trabalho presencial, vimos como urgente, neste momento de celebração, proporcionar check-ups e exames acessíveis a todos”, ponderou.
A enfermeira do Núcleo de Apoio a Saúde do Servidor (Nass), Gelma Barbosa, acredita que um servidor saudável se integra melhor ao ambiente de trabalho. “Focamos principalmente na questão da educação para prevenção, para a melhoria de vida do profissional. O cuidado com a saúde reflete diretamente na produtividade do servidor”, avaliou.
O diretor do Centro, Anderson Maia, participou da programação e reforçou que a saúde do servidor do CCSE é uma prioridade. “Nós criamos o Nass para atender cada um em sua saúde mental e física. A melhoria da qualidade de vida é uma bandeira que sempre defendemos. Desde 2020, com a pandemia, essa relevância assumiu uma escala ainda maior. Todos adoecemos, de uma forma ou de outra, e a Universidade, local em que passamos tanto tempo, precisa estar atenta a essa necessidade”, defendeu.
Servidor da Uepa há 25 anos, Itel Franco, fez questão de participar da ação promovida pelo Centro. “Eu acho essa ação importante, pois os servidores, de modo geral, estão sempre passando por fases, enfrentam diferentes problemas, que nos afetam de formas diferentes. Se estivermos sendo sempre avaliados e acompanhados, cumprindo todas as metas de saúde, poderemos produzir mais para a instituição”, disse.
Na mesma linha de atenção à saúde, no CCNT, além dos exames básicos ofertados, os servidores também tiveram uma atividade de ginástica laboral com os residentes da Uepa, no Hospital Ophir Loyola (HOL). A docente Gleicy Abdon aproveitou para fazer um chek-up. "Fui na triagem, fiz glicemia, conferi a pressão, o peso e fiz os testes rápidos". Para ela, esse é um cuidado importante, principalmente depois de um longo período em que os exames de rotina foram adiados devido às restrições do período de pandemia. "Muita gente ficou sem ir ao médico pelos cuidados do isolamento. Então é preciso colocar os exames em dia. Tudo é muito importante porque é a nossa saúde, física e psicológica, e é uma forma de prevenção".
Ação de saúde em todos os campi
O reitor da Universidade, Clay Chagas, destacou que a ação representa uma política institucional de cuidado e bem-estar para os servidores da Uepa. “Ações como essa que estamos promovendo, no CCSE, CCBS e CCNT, aproximam e fazem com que a gente tenha maior cuidado com nosso servidor”.
Ao final da programação, a vice-reitora, Ilma Pastana, que esteve à frente da organização do evento, disse estar satisfeita com a participação dos servidores da instituição. “Penso que a gente pode fazer mais, mas fizemos um trabalho integrado e mostramos a potência dos nossos serviços de saúde para os nossos servidores.”
Sobre as expectativas para o futuro, o titular da Universidade ressaltou que "esta não é uma única ação. É uma ação que tem que ser feita durante o ano todo. A gente está marcando o início de ações contínuas. E temos um desafio de levar essas ações para o interior do estado, para os nossos campi”, conclui o reitor.
Texto: Fernanda Martins, Daniel Leite Jr e Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Daniel Leite Jr, Marília Jardim e Rebeca Costa (Ascom Uepa)