Calouros recebem as boas vindas na Aula Magna

Enviado por Ize Sena em Sex, 06/02/2015 - 00:00
Aula Magna foi proferida pelo reitor Juarez Quaresma. Até o dia 13 de fevereiro, os estudantes participarão da Semana do Calouro, com programação específica para cada curso, organizada pelos centros acadêmicos.

Atualizado em 09 de fevereiro de 2015, às 14h40.

Nesta segunda-feira, 9, os novos alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberam as boas vindas da comunidade acadêmica na Aula Magna 2015, proferida pelo reitor Juarez Quaresma. A cerimônia ocorreu no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco, em Belém.

Saskya Moraes, de 17 anos, é caloura do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. Para a estudante, a Universidade oferece a melhor formação por ser referência na área da Educação. “Sempre quis ser professora, acho uma profissão linda, minha família é toda de professores. E, como a Uepa tem um campus voltado para a Licenciatura, eu espero que eu seja uma professora mais apta, que saiba lidar com meus alunos”, afirmou.

Neste ano, os Processos Seletivos da Uepa - Programa de Ingresso Seriado (Prise) e Processo Seletivo (Prosel) receberam o total de 95.775 inscrições em um dos vestibulares mais concorridos da região. Foram ofertadas 2.916 vagas para 22 cursos de graduação distribuídos nos campi de Belém e de outros municípios do estado.

A novidade deste ano foi a oferta de 30% do total de vagas a alunos da rede pública de ensino ou para bolsistas integrais em instituições particulares do Pará. Tadeu Mello é um dos estudantes contemplados com a política de cotas. Ele foi bolsista integral durante todo o Ensino Médio e conquistou uma vaga no curso de Engenharia Ambiental. “Esse é o curso que eu queria fazer, até porque as questões da biodiversidade e da sustentabilidade estão muito atuais. Eu passei em outra universidade, então comparei os dois cursos e vi que o da Uepa é melhor, pelo sistema de ensino. É esta universidade que vai fazer toda a minha formação profissional”, ressaltou o estudante.

Na cerimônia, o reitor, Juarez Quaresma, entregou a medalha “Governador Fernando Guilhon” aos primeiros classificados do Prise e Prosel, Felipe Monteiro Carvalheiro e Karen Maria Araújo Silva, aprovados no curso de Medicina, respectivamente. Para o gestor, a cada ano, a Universidade ganha um novo gás com os novos alunos de graduação. “A Aula Magna é um marco de renovação dos nossos alunos. É um chamamento para que possamos construir essa universidade de maneira colegiada. É um momento importante, não só pela recepção dos novos alunos, mas para integrá-los na vida acadêmica. E formar jovens para o desenvolvimento do nosso estado é uma das principais funções da Universidade”, concluiu.

Ainda nesta segunda-feira, ocorrerá, às 18h, também no ginásio do CCBS, a cerimônia do Jaleco, destinada aos calouros dos cursos da área da saúde e biológica. Até o dia 13 de fevereiro, os Centros Acadêmicos de cada curso realizarão a Semana do Calouro, com programação específica.

Texto: Janine Bargas
Foto: Bianca Almeida